Partidos políticos e sociedade civil em Malanje defendem pela institucionalização das autarquias locais em Angola

28/4/2023 2:41 PM

Os Partidos Políticos e Sociedade Civil na provincia de Malanje, defendem com urgência a institucionalização das Autarquias Locais em Angola, por entenderem que trará mais desenvolvimento nas comunidades e aproximação dos serviços do estado em benefício da população a nível do País.

Os intervenientes, abordavam esta temática” Autarquias Locais em Angola, vantagens e desvantagem” num debate radiofónico, promovido pela ADRA Antena Malanje, nesta quarta-feira na emissora provincial estatal, que contou com a participação dos represntantes da JMPLA, JURS-PRS, CPJ e Associação solidaria, Agora Podemos Ajudar Angola-APAA.  

O Coordenador da Associação solidária, Agora Podemos Ajudar Angola, Fernandes Guiri Bravo, referiu que as autarquias são necessárias e urgente no nosso País.

“eu não gosto fazer pressão ao governo, mas dizer que, este processo está demorar muito, está lento, as pessoas estão ansiosas pelas autarquias, e quem tem o poder de criar as condições para o efeito que o faça já, se for adiada para mais tempo, as pessoas ficarão aborrecidas e poderão esquecer deste assunto, que são autarquias locais”. Adiantou.

O Secretário da Juventude do PRS, na província de Malanje, Leonardo Jorge Lucusi, diz que as autarquias precisam ser já implantadas no nosso País. “A análise que eu faço como militante do PRS, as autarquias como tal, sendo ainda um tabo na nossa sociedade moderna devem ser divulgadas, estamos a espera que o nosso executivo que crie as condições e que este processo ocorra já de uma maneira possível. Se nós queremos descentralizar o poder, devemos correr para a concretização do processo”. disse.

António da Costa Mateus, Segundo Secretário da JMPLA em Malanje, defende que a preparação das condições para a concretização das autarquias em Angola está a bom caminho, neste momento foram aprovadas Oito Leis pela Assembleia nacional, e  restam duas, tão logo forem aprovadas estaremos preparados para a realização das mesmas”. Relatou.

A acção enquadra-se no âmbito da Implementação do Projecto “Capacitando Organizações Locais da Sociedade Civil, para o Processo Autárquico - COSCA Angola, que visa contribuir para a participação activa dos cidadãos na Província de Malanje., financiado pela fundação Hanns Seidel.

 

Fazer Download