PIDLCP | Estudo revela que programa não resolveu a situação da fome

28/10/2022 3:18 PM

A ADRA realizou, ontem, 04 de Outubro, em Luanda, a apresentação do Estudo de execução do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

O estudo visou aprofundar até que ponto a execução do PIDLCP beneficiou a vida das comunidades rurais nos municípios de Cacuso, Bailundo e Ganda, referente aos anos de 2019 e 2020.

Dos 187 inqueridos nos três municípios, mais do que a metade afirma que o PIDLCP não impactou a sua vida e não resolveu a situação mais urgente das comunidades, que são: a fome, saúde, energia, água, mobilidade e educação.

Problemas como o atraso no financiamento, a falta de coerência entre a densidade populacional e o valor concedido, as vias de acesso degradadas foram as razões mais citadas.

A ADRA recomenda que o programa “pode ser redefinido no sentido de nos próximos anos ter a fome, saúde e a mobilidade como o seu objectivo de mais curto prazo”.

O workshop de apresentação contou com a participação de 84 pessoas dentre elas, representantes dos Ministérios das Finanças, da Acção Social e da Educação, representantes das administrações municipais, entidades religiosas, membros da ADRA e das organizações da sociedade civil, jornalistas e académicos.

O mesmo estudo foi também apresentado nas províncias do Huambo e Malanje, e terminará com a província de Benguela, no dia 07 de Outubro.

Fazer Download