Seminário sobre OGE e Orçamento Participativo certifica activistas do Cazenga e Kilamba-Kiaxi

6/4/2023 9:55 AM

Os miunicípios do Cazenga e Kilamba-Kiaxi, acolheram nos dias 30 e 31 de Março o seminário sobre Orçamento Geral do Estado e Orçamento Paticipativo, envolvendo, mais de 60activistas membros das Associações e Cooperativas dos referidos municípios.

Segundo a Leonarda Inguila, Coordenadora Nacional do Projecto e Assistente de Comunicação da ADRA, informa que o seminário visa de um de modo geral, contribuir para eficácia e eficiência dos programas públicos de incidência social, permitindo com que as organizações comunitárias tenham conhecimento, com vista a terem uma actuação eficiente no processo de monitoria das políticas públicas na linha do ambiente, a nível dos seus municípios.

Durante as sessões formativas, os activistas, manifestaram a sua satisfação por serem reforçados os conhecimentos sobre Orçamento público e cidadania, ciclo orçamental e os mecanismos de participação dos cidadãos no OGE e Orçamento Participativo.

Segundo o Formador Gonçalo Teixeira, o processo de transparência começa a funcionar quando os munícipes são capacitados sobre o processo de monitoria de políticas públicas, elaboração do Orçamento Geral do Estado e Orçamento Participativo. São ferramentas chaves para que cada munícipe saiba o que está cabimentado anualmente no seu município.

Esta acção formativa teve a duração de 6 horas e é promovida pela ADRA – Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente no âmbito do projecto Monitoria de Impactos de Políticas Públicas de Desenvolvimento Local, está a ser implementado em 11 municípios das províncias de Benguela, Huambo, Malanje, Huíla e Luanda e tem a duração de 3 anos.

Fazer Download