“Somos as donas da comida, somos ricas”

9/6/2021 3:13 PM

A ADRA Malanje continua a desenvolver as capacidades das comunidades rurais sobre segurança alimentar e nutricional, com vista a contínua dinamização das práticas sustentáveis de produção agropecuária nas áreas de intervenção.

Uma acção de formação sobre Educação Nutricional foi facilitada, a 9 de Abril, aos membros da Cooperativa Valódia, na Aldeia do Mbeji, no Município de Kangandala, em Malanje.

A formação contou com 51 participantes, dos quais 38 mulheres, que aprenderam essencialmente sobre o conceito de nutrição, alimentos saudáveis, regras para uma alimentação saudável e benefícios de certos alimentos.

Elisa Francisco, membro da cooperativa, descreve os benefícios dos alimentos aprendidos na formação: “a abóbora, além de ser alimento, é um medicamento que nos cura, o tomate também, com a mandioca pode-se fazer sopa e bolo”.

Para a camponesa, a ADRA tem de continuar a intervir nas comunidades, no sentido de melhorar a saúde das pessoas baseada no cultivo de alimentos saudáveis.

“Nós aqui na aldeia comemos muito o funje de bombó, mas vamos estar a variar os alimentos: se comemos funje de manhã, à tarde podemos comer batata ou fazer uma sopa de batata rena para fortificar o corpo com proteína”, explicou Elisa, que afirma ter aprendido estas noções durante a formação facilitada pela ADRA.

“Somos as donas da comida, somos ricas”, qualificou Elisa Mendes, apelando a outros a dedicarem-se ao cultivo variado de produtos do campo para a melhoria da dieta alimentar das famílias.

Camponês e Conselheiro da Cooperativa, Jorge Bumba enumera a mandioca, o feijão, milho, as batatas doce e rena como os alimentos mais produzidos na aldeia do Mbeji, mas afirma ser o funge de bombó (feito de mandioca) que é mais consumido nas famílias.

“Vamos mudar aforma como nos alimentamos, diversificar a nossa dieta alimentar. Se não fizermos isto, as crianças podem ter anemia por comer todos os dias somente o funje”, assegurou o Bumba, para quem formações como esta devem continuar para o bem-estar das comunidades.

A iniciativa foi realizada no âmbito do projecto Desenvolvimento Comunitário e Género, financiado pela Afrikagrupperna.

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola

Fazer Download