“Um ano perdido para os camponeses”

16/3/2021 5:03 PM

Cidadãos no município da Cacula, província da Huíla, temem por dias difíceis face à ausência prolongada de chuvas. Situação que está a afectar a capacidade produtiva dos camponeses.

Domingos Alberto é coordenador da Associação Okulima, na localidade de Camucuio, e considera este “um ano perdido para os camponeses”. Para o líder associativo, a seca está a tirar sono aos agricultores da comunidade.

“As culturas não chegaram na fase de maturação, não há stocks alimentares, nesta altura o que está a suportar as famílias são os animais de pequeno porte, como cabritos e galinhas, que são trocados por bens alimentares como o milho”, descreveu.

Uma comunidade dedicada principalmente à actividade agrícola como fonte de sustento para as famílias, Camucuio tem, segundo Domingos Alberto, alguma quantidade de produtos restante da colheita do ano passado, “mas não irá aguentar até chegar o período longo das chuvas”.

Adélia Adriano, membro da mesma associação, acrescenta que para muitas mulheres esta situação é mais grave, por serem únicas provedoras das famílias por causa da fuga à paternidade.

“Às vezes somos as únicas chefes das famílias, passamos a ter apenas uma refeição por dia, que é papa de milho. As crianças vão à escola com fome para comerem só no seu regresso”, lamentou.

O assistente de projectos da Antena Huíla e Cunene, Anivaldo Pena, considera preocupante o impacto da seca em Cacula e afirma que a ADRA e seus parceiros estão a criar estratégias e caminhos para contribuir para a mitigação dos efeitos da falta de chuvas, com a construção de cisternas calçadão, reparação de furos de água e fortalecimento da produção agrícola resistente à seca.

A Associação Okulima trabalha com a ADRA há mais de 10 anos. Actualmente, é uma das beneficiárias do projecto Elavoko, que a ADRA tem implementado desde Junho de 2020, com o financiamento da organização alemã Pão para o Mundo, nos municípios da Cacula e Chibia, na Huíla, com vista à resiliência climática e acesso à água.

ADRA | 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download