“Um passo para acabar com a fome e a pobreza”

8/1/2021 11:21 AM

A Cooperativa Omuenho Wocaliye, no Huambo, prevê colher 70 toneladas de sementes de batata, depois da plantação, a 5 de Janeiro deste ano, de 7 mil quilogramas deste produto, em 10 hectares.

A plantação foi realizada por meio da cedência de sementes feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), no âmbito do projecto MOSAP II, financiado pelo Banco Mundial.

Segundo Henriques Chimbili, presidente da cooperativa, localizada na Comuna do Cuíma, município da Caála, esta plantação é mais um passo para acabar com a fome e a pobreza nas famílias e comunidades, no contexto actual de agravamento do índice de pobreza no país, consequente da pandemia da Covid 19.

Para Chimbili, o acordo celebrado entre a cooperativa e o IDA neste apoio à produção agrícola local prevê o reembolso em dobro das sementes que, em seguida, serão distribuídas para os próprios membros a fim de serem plantadas nas suas lavras individuais.

“Os últimos beneficiários serão mesmo os membros da cooperativa”, reforçou.

Apesar de a actividade de plantação ter sido bem-sucedida, o agricultor revela que a ausência de chuvas até então pode condicionar a colheita das sementes, mas diz estar confiante na recolha de 70 toneladas de sementes de batata, dentro de quatro meses. “Se tudo correr bem, teremos uma boa colheita”, afirmou.

Mais 30 toneladas de milho

Para além das sementes de batata, os 80 membros da Cooperativa Omuenho Wocaliye também plantaram 215 quilogramas de sementes de milho e têm a previsão de colher 30 toneladas de sementes deste produto do campo, que ocupa um lugar relevante na dieta alimentar das populações do centro e sul do país.

ADRA apoia a Cooperativa

A ADRA – Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente tem apoiado e acompanhado a Cooperativa Omuenho Wocaliye, desde a sua fundação em 2017.

“Apesar de termos apenas três anos de existência, estamos a ter grandes actividades e desafios”, declarou Henriques Chimbili, reconhecendo o papel da ADRA neste processo de crescimento da organização de agricultores que dirige.

A relação entre a ADRA e o projecto MOSAP é marcada desde o seu arranque, em 2011. Com o início do Projecto MOSAP II, a ADRA solidificou a relação e prosseguiu a sua acção de intermediar o acesso dos produtores agrícolas aos programas públicos, a fim apoiar as associações e cooperativas na identificação e elaboração de subprojectos de apoio à produção.

ADRA | Mais de 30 Anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download