“A governação próxima dos cidadãos é fundamental para o desenvolvimento das comunidades”

17/6/2022 3:50 PM

A Directora da ADRA em Benguela, Célia Sampaio, afirmou que tornar a governação mais próxima dos cidadãos é fundamental para o desenvolvimento das comunidades.

A representante da ADRA falava durante a sessão de Capacitação sobre Legislação Autárquica, realizada no município de Benguela, no âmbito do Projecto COSCA-Angola “Capacitando Organizações Locais da Sociedade Civil para o Processo Autárquico”, implementado pela ADRA, nas províncias de Benguela, Malanje e Luanda.

Para Célia Sampaio é preciso continuar a trabalhar para fomentar o diálogo entre os cidadãos e os representantes do governo, de modo a advogar-se pelos direitos e interesses dos cidadãos, entendendo que, só assim, as comunidades poderão desenvolver tanto infraestrutural como em termos de serviços.

Na ocasião, a também facilitadora da sessão apelou as organizações da sociedade civil para a sua constante capacitação, por serem o veículo importante na facilitação de informação para as comunidades com deficiente acesso à informação. “Assim estaríamos também a construir capacidades com vista a uma participação activa das comunidades no processo de implantação das autarquias”, disse.

“Após esta formação, a nossa missão é transmitir à comunidade tudo quanto foi absorvido, a ADRA tem feito um grande trabalho de passar as informações à sociedade civil e nós devemos aproveitar para estarmos munidos de conhecimentos”, afirmou Gabriel Kundi, director da Organização dos Estudantes de Direito para Cidadania (OEDC).

“Votar é um direito e dever do cidadão, devemos eleger quem vai nos governar, e as pessoas devem ser livres de fazer as suas escolhas, mediante a informação que têm e não agir por impulso; com esta formação temos bagagem suficiente para poder transmitir as informações sobre as autarquias às comunidades”, assegurou Anita Kasivela, membro da Organização de Interacção Comunitária (OIC).

A sessão decorreu a 3 de Maio, contou com 26 participantes, dos quais 8 mulheres, e teve a finalidade de capacitar os membros das Organizações Locais da Sociedade Civil sobre legislação autárquica, com vista a aprimorarem os seus conhecimentos sobre os principais elementos que conformam o processo de implantação das autarquias em Angola, com enfoque nas leis referentes ao processo eleitoral, assim promover a partilha de experiências entre as Organizações Locais relativas às temáticas autarquias e eleições.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download