ADRA-Antena Huambo: promove Xº Encontro Provincial das Mulheres e parceiras

19/12/2022 6:24 PM

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente realizou recentemente no Centro de Ecologia Tropical e alterações climáticas (CETA) na província do Huambo, o Xº Encontro Provincial das Mulheres da ADRA e parceiras,

A actividade que teve como objectivo de promover o equilíbrio e justiça de género, abordou temas sobre a importância da educação sexual na família como forma de prevenção dos índices elevados de gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis bem como foi um espaço de reflexão e discussão profunda sobre a análise e os desafios do empoderamento da mulher, como elemento fundamental para a promoção do desenvolvimento local sustentável.

Nos dias de hoje ainda existem pais que têm tabus de conversar com os filhos sobre questões relacionadas a sexualidade, principalmente aqueles filhos com deficiência em necessidades especiais”. Afirmou Anabela Sakaneia, assistente de direção da LARDEF no Huambo, durante o Xº Encontro Provincial das Mulheres da ADRA e suas Parceiras.

Segundo Cristina Raimundo, Jornalista da Rádio Huambo afirmou que um dos maiores problemas que se enfrenta na gravidez precoce, é que quando surge uma gravidez a família do menino atribui a culpa a família da moça e a mãe coitada que muita das vezes é de nível económico baixo tem que sustentar tudo sozinha porque a outra partenão quer se responsabilizar, o bebé nasce nem sequer vêm dar nome, nem sabem se o bebé come, ou se precisa de fraldas. E a menina cresce traumatizada com medo de formar uma família porque foi extremamente humilhada pela família do menino. “Por isso, se queremos ter uma sociedade de respeito devemos começar educando bem as nossas famílias”, acrescentou.

As participantes fizeram menção que as mulheres continuam a enfrentar dificuldades no acesso ao emprego e ainda enfrentam o drama da desigualdade salarial, mesmo tendo as mesmas qualificações que os homens. E sugerem o reforço dos programas de empoderamento económico e social das mesmas.

Participaram do evento 43 mulheres de instituições públicas e privadas, instituições religiosas, partidos políticos, órgãos de comunicação social, associações e cooperativas agropecuárias, colaboradoras da ADRA e mulheres singulares interessadas.

Fazer Download