ADRA-BENGUELA | Activistas sociais da luta contra o VIH/SIDA no município do Cubal aprimoram conhecimentos

30/9/2020 10:57 AM
“Muitas pessoas na comunidade têm receio de irem fazer testes, preferem viver na inocência por causa da discriminação.” Afirmou Adriana Jamba, coordenadora da cooperativa para o Desenvolvimento Económico da Mulher Rural.

Para consciencialização das comunidades sobre as questões ligadas com VIH/SIDA e ITS, foi realizada uma sessão de capacitação sobre activismo comunitário na sede municipal do Cubal, com a participação de 16 pessoas das quais dois homens (sete jovens) membros das associações Passuca e ACDA (Associação dos Camponeses para o Desenvolvimento Agrícola), as cooperativas Rede Mulher, Okutyuka, Honde e Kwatoko Lukwene, quadros da Direção Municipal da Saúde e quadros da ADRA.  

Esta acção teve como objectivo habilitar membros das associações e cooperativas com novos conhecimentos, e apoia-los na elaboração de um plano de acção.

Durante a sessão, os participantes aprenderam sobre conceitos de VIH/SIDA e ITS, modo de transmissão e prevenção, técnicas de divulgação da informação na comunidade bem como a necessidade dos activistas serem porta-voz na transmissão de conhecimentos sobre a doença, de formas a contribuir para o aumento do conhecimento local, e adesão às campanhas de testagem voluntária.

Os participantes reconheceram a importância da acção e comprometeram-se em desenvolver campanhas de sensibilização junto das comunidades, nos mercados informais, nas suas próprias organizações, nas igrejas, etc., através de um plano e apoio material por parte da Direcção Municipal da Saúde, tal como relata Adriana Jamba.

“Nós como activistas vamos continuar a realizar acções de sensibilização para eles saberem dos perigos que correm e assim mudarem de atitude”.

Esta acção foi desencadeada pela ADRA em parceria com a Direcção Municipal Saúde, financiada pela AfrikaGrupperna (GAS).

Fazer Download