ADRA Benguela | Camponeses apreendem novas técnicas agrícolas através das ECA

1/7/2021 3:11 PM

Um grupo de 64 camponeses do município da Baía-Farta, em Benguela, foi capacitado em Técnicas Agrícolas, por meio da metodologia da Escola no Campo do Agricultor (ECA).

A acção foi facilitada pela ADRA, nos dias 26 e 27 de Maio, na comunidade Tchindalatu Belihakwa. Os participantes, entre os quais 31 mulheres, afirmam terem aprendido sobre as técnicas de consorciação de duas culturas, nomeadamente milho e feijão, técnicas de adubação e instalação de alfobres com a prática de duas culturas (pimento e repolho) e a produção de biocidas com vista à prevenção de eventuais pragas nas culturas.

Na ocasião, a Cooperativa Tchindalatu Belihakwa partilhou a sua experiência na produção de grãos e hortícolas.

Benjamin Chiloia, membro da cooperativa, diz ser uma “novidade” a prática da consorciação a nível da comunidade e garantiu utilizar estas técnicas na sua lavra individual.

“Nós aqui não semeamos milho e feijão, porque sempre pensámos que não dá certo, mas hoje entendemos que dá para fazer e vou utilizar também na minha lavra”, sustentou.

A camponesa Ana Maria, de 57 anos, afirma que a formação foi uma “experiência diferente” para si e para a cooperativa, destacando a sustentabilidade alimentar com a aplicação destas técnicas.

“Se semearmos o milho e feijão poderemos tirar o que ficar pronto primeiro, enquanto aguardamos o outro também ficar pronto e assim termos sempre comida em casa”, revelou.

“A nossa terra é muito boa para produzir o milho e o feijão, que dão maior rendimento às famílias”, revelou o membro Angelino João, que mencionou as técnicas de pulverização como algumas das actuais preocupações da cooperativa, assegurando que com estas formações através da Escola no Campo do Agricultor, este também vai ser uma questão a ultrapassar.

A organização Tchindalatu Belihakwa é um dos poucos grupos organizados de agricultores legalmente reconhecidos ao nível da comuna da Equimina. Há cinco anos, assume-se formalmente como uma associação, situação que já pretende mudar. Segundo os membros, a intenção é de legalizar o grupo como uma cooperativa e já foram cumpridos os procedimentos administrativos, aguardando apenas pelo pronunciamento dos serviços notariais a aquisição da certidão e posterior publicação no Diário da República.

A acção de capacitação enquadra-se no âmbito do Projecto de Apoio a Mitigação do Impacto Económico e Social da Covid-19 (PAMIESC), financiado pela União Europeia.

A metodologia da Escola no Campo do Agricultor consiste na comparação de parcelas produtivas entre a prática local e as técnicas cientificamente recomendadas, com vista à valorização da cultura local e a compreensão sistemática da agricultura familiar.

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download