ADRA Huíla | Associações aprimoram técnicas agrícolas

9/6/2021 3:13 PM

A ADRA capacitou, a 3 de Junho, 70 camponeses do município de Caluquembe, província da Huíla, sobre técnicas agrícolas através das Escolas no Campo do Agricultor. A sessão foi acompanhada com a instalação de alfobres num campo agrícola, na comunidade do Giraul.

Entre as 18 associações agrícolas e três cooperativas participantes da formação encontra-se a Cooperativa 04 de Janeiro que, na ocasião, acolheu no seu campo a instalação de alfobres de hortícolas para a conservação de sementes para futuras transplantação e colheitas, numa área de 175 metros ao quadrado.

O presidente da cooperativa, Agostinho Zacarias, conta que com esta experiência foi possível aprender sobre o compasso entre as culturas de repolho, cebola, pimento e cenoura.

O agricultor manifesta o propósito da sua organização de partilhar as experiências adquiridas com outros membros da comunidade.

“É muito importante por ser um trabalho que nós enquanto camponeses fizemos nos campos de produção. Com esta formação pretendemos melhorar os mecanismos da colocação da semente no campo, entender a distância entre linhas, e passaremos a formar também a comunidade para todos aprendermos e ganhar experiências”, afirmou.

Rosina José é membro da Associação Ukãi Wapongoloka e destaca que esta formação vai melhorar a produção local e aumentar as capacidades de rendimento para o sustento da família.

“Com a diversificação das culturas, vamos garantir o bem-estar saudável de todos”, referiu.

A coordenadora do projecto, Elisa Lucamba, faz saber que esta capacitação teve a participação de 70 camponeses, entre as quais 39 mulheres, e enquadra-se no leque de acções do projecto Ekoliso II, com a finalidade de contribuir para o bem-estar económico social e cultural das famílias, sendo financiado pela organização alemã “Pão para o Mundo”.

“Com a mesma formação queremos criar competências técnicas aos membros das associações para melhorar o sistema de produção e produtividade das culturas”, concluiu.
ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download