ADRA facilita formação sobre Sistemas Agroflorestais

2/3/2023 1:00 PM

As cooperativas Kwatoko e Honde acolheram, nos dias 22 e 23 de Fevereiro, o II Módulo de Formação em Sistemas Agroflorestais (SAFs), no município do Cubal.

Esta formação visou aplicar os conceitos teóricos sobre a implantação de SAFs de modo a fortalecer a diversificação do sistema produtivo nas comunidades.

As sessões práticas da formação consistiram na instalação de um SAF demonstrativo e na visita a um SAF já instalado por um agricultor.

Membros das cooperativas agropecuárias Kwatoko Lukwene, Honde, Passuka e Jovens do Campo, manifestaram a sensação de alegria e contentamento pelo aprendizado obtido nesta formação.

Zacarias Songa, secretário da cooperativa Kwatoko, comenta que “a formação servirá para o desenvolvimento das famílias camponesas, porque os agricultores irão aplicar as técnicas aprendidas nos seus campos para facilitar no trabalho do campo”.

A cooperativa Honde apresentou a sua experiência de cultivo, nas palavras do presidente Domingos Filipe, através da qual explicou o sistema florestal que a sua cooperativa utiliza para a diversificação das culturas no terreno, que tem ajudado bastante para a produção anual em tempo integral.

Para João Nogueira, “a participação dos membros da comunidade e demais participantes demonstra o interesse pela formação teórica e prática destes agentes, no âmbito da temática, na perspectiva do engajamento de minimizar os efeitos que se tem constatado dentro das nossas comunidades”.

O primeiro módulo desta actividade realizou-se no mês de Dezembro do ano passado, por via zoom, tendo contado com a participação de agentes da ADRA.

Este segundo módulo foi facilitado pelos técnicos João Nogueira e Angolar Jorge, e contou com a participação dos técnicos da ADRA das províncias de Malanje, Huambo, Huíla, Benguela e Luanda, bem como, membros da comunidade do município do Cubal, representantes da EDA e da Administração Municipal do Cubal, um total de 55 participantes das quais 27 mulheres.

Fazer Download