ADRA incentiva camponeses de Caluquembe à prática da agricultura de resiliência

2/9/2022 10:26 AM

A estiagem que se regista nestes últimos 3 anos no Sul do país, mais concretamente no município de Caluquembe, que dista a 230 Km a norte da cidade do Lubango, tem vindo a assolar a vida das comunidades. Para atenuar os efeitos deste fenómeno natural, a ADRA tem incentivado os camponeses à prática da agricultura de resiliência.

Numa recente visita à localidade do Giraul, município de Caluquembe, província da Huíla, foi possível constatar que, para contornar a falta de chuvas, os camponeses têm vindo a apostar na plantação de culturas que absorvem menor quantidade de água, tais como a batata-doce, mandioca, massango e massambala. Segundo as famílias locais, os resultados têm sido animadores.

Na localidade do Giraul e Chivulo, os camponeses, organizados em associações e cooperativas agrícolas, não escondem a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido pela ADRA nas referidas localidades e os benefícios que têm colhido com a diversificação agrícola.

As mulheres do Giraul, uma aldeia que dista a 12 Km da sede do município de Caluquembe, aprenderam a diversificar o cultivo da terra, com a introdução de novas culturas que vieram a enriquecer a dieta alimentar das famílias.

Reconhecem que os seus direitos foram melhorados graças ao papel desempenhado pela ADRA, organização da sociedade civil que as tem sensibilizado sobre os direitos do género e da terra.

“Hoje, já temos os croquis das terras que nos tornam também donas das nossas parcelas”, diz Esperança Sabino, a responsável da Cooperativa das Mulheres Eliponguiyo Liakãi.

Os camponeses queixam-se do péssimo estado da via de acesso que liga a localidade do Giraul à comuna sede, que lhes dificulta a mobilidade, assim como o escoamento dos seus produtos, sobretudo a batata doce. Para o responsável da cooperativa, Agostinho Zacarias, o principal problema não reside na falta de meios circulantes, mas de estradas para escoar a produção.

O líder cooperativista admite também, com alguma tristeza estampada no rosto, que as dificuldades de transportação aumentam na época chuvosa, já que as águas pluviais tornam as vias praticamente intransitáveis, assim como têm acentuado o número de ravinas.

Na localidade do Giraul, a ADRA apoiou os camponeses na construção de uma latrina comunitária, assim como ensinou as mulheres a transformarem a batata-doce e outros produtos locais em bolinhos, bolos, doces e sumos, que têm sido distribuídos às crianças que frequentam a escola local, numa espécie de merenda escolar. O remanescente tem sido vendido e as receitais revertidas a favor da cooperativa.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download