ADRA promove a criação de caixas comunitárias na Huíla

7/7/2022 2:28 PM

Quatro associações e uma cooperativa de camponeses familiares, em Caluquembe, foram apoiadas pela ADRA na criação de caixas comunitárias de crédito, com a disponibilização de 800 mil kwanzas.

Deste valor, mais de 54 camponeses receberam empréstimos, por meio das suas associações e cooperativa, entre 10 e 50 mil kwanzas, para o fomento das suas produções e investimento em pequenas actividades comerciais.

As caixas comunitárias são fundos geridos por cooperativas ou associações de agricultores que visam apoiar os seus membros na realização de actividades produtivas ou de negócios de interesse da comunidade, através de empréstimos a juros significativamente inferiores aos concedidos pelos bancos.

Antes da disponibilização dos valores, os estes grupos foram beneficiados com formações sobre caixas comunitárias e gestão rotativa de fundos para associações e cooperativas, facilitadas pela equipa de intervenção social da ADRA em Caluquembe.

De acordo com os beneficiários, os valores monetários recebidos serviram para investir em pequenos negócios, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento da comunidade.

A Associação da Ongonguela, uma das beneficiárias da acção, partilhou a sua experiência de extensão a possibilidade de crédito a camponeses que não sejam membros da Associação, atribuindo-lhes uma taxa de juro ligeiramente superior ao concedido aos membros, a fim de contribuir na estabilidade e crescimento financeiro de outras famílias da comunidade.

De 39 anos, Teresa Ndjandja, é membro da Associação Okay wa Pongoloca há mais de um ano e diz notar grandes mudanças na sua vida desde a sua integração no grupo.  “Temos recebido muitas formações que me ajudam a melhorar a minha posição na associação e na comunidade”, revela.

Teresa descreve ainda como os valores que recebeu de empréstimo poderão ser utilizados. Para ela, o dinheiro será aplicado para fomentar o seu negócio de venda dos produtos do campo aos mercados da capital da província.

“Recebi o valor de 50 mil kwanzas que com o mesmo conseguirei comprar milho para revender na cidade do Lubango e assim gerar lucro para fazer a devolução do dinheiro emprestado e criar uma reserva para continuar com o meu negócio”, avançou.

Para a coordenadora da intervenção social da ADRA em Caluquembe, Elisa Lucamba, é notável que a iniciativa “é uma mais-valia para a comunidade no meio rural”.

“A implementação de caixas comunitárias nas associações e cooperativas, principalmente para as mulheres, garante o seu desenvolvimento e das comunidades em que se encontram”.

A acção enquadra-se no Projecto Ekoliso II, financiado pela organização alemã “Pão para o Mundo”, com o objectivo de contribuir para a consolidação e fortalecimento das capacidades comunitárias para o desenvolvimento local sustentável.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download