ADRA Promove Formação aos Catadores de Resíduos Sólidos

24/4/2023 8:27 AM

A ADRA, no âmbito do projecto NaturAngola, promoveu hoje dia 21 de Abril do ano em curso, uma sessão formativa sobre formas seguras de separação, reciclagem e manuseio do lixo com os activistas e catadores ambientais dos municípios do Cazenga e Kilamba Kiaxi.

No discurso de abertura, a coordenadora do projecto, Sandra Pontes, esclareceu que a formação visa contribuir para o reforço dos conhecimentos dos activistas e catadores, em matérias de manuseio, separação e colecta de resíduos sólidos, para uma actuação eficiente em ambos municípios abrangidos pela intervenção do projecto.

Durante a formação, a catadora de lixo do Cazenga, Esperança Pinto, afirmou que a recolha de duzentas vasilhas para os postos de tratamento de resíduos, corresponde a um valor de mil kwanzas. As bacias de plástico garantem um lucro maior em detrimento das vasilhas, porém, encontrar essas bacias não é uma tarefa fácil, sublinhou a catadora.

Na mesma senda, o catador Mity Eduardo do Kilamba Kiaxi, disse que é preferível fazer a recolha de metais, tendo em conta que oferece maior lucratividade.

Esta acção, enquadra-se no cronograma das actividades do projecto NaturAngola, que está a ser implementado pela ADRA em Luanda e Benguela, com financiamento da Organização Eclesiástica Alemã Pão Para O Mundo.

 

Fazer Download