ADRA dissemina informação sobre o Programa de Reconversão da Economia Informal

12/6/2022 6:10 PM

A ADRA realizou, a 8 de Junho, o Ondjango Temático sobre o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), no município do Cubal, em Benguela.

A sessão de diálogo sobre o PREI foi facilitado pelo director municipal de desenvolvimento económico integrado da Administração do Cubal, Agostinho Canada, e teve a finalidade de contribuir para a disseminação de informação sobre o PREI e a adesão de vendedores ambulantes e agricultores à formalização das suas iniciativas de negócios.

No total, participaram 64 pessoas, das quais 20 mulheres, tendo participado membros de cinco cooperativas agrícolas locais, nomeadamente: Okutyuka, Mulher Rural, Kwatoko Lukwene, Passuka e Hode.

Augusto Lopes reconheceu a importância deste programa na promoção da segurança social dos que trabalham no sector informal. O membro da Cooperativa Okutyuka afirma ser esta uma oportunidade que todos devem aproveitar para garantira segurança social dos vendedores e agricultores e encoraja à adesão.

“Este programa é muito bom porque vai ajudar as pessoas que vendem de modo não formal a estarem registada na segurança, caso a pessoa deixa de vender, terá uma pensão paga pelo Estado”, disse.

Adriana Jamba é agricultora e vendedora ambulante, após a participação no encontro temático, manifestou o interesse de se cadastrar na segurança social, através do PREI. “Eu ainda não estou registada, mas quando eu me aperceber que o registo começou aqui eu serei a primeira a ir me cadastrar”, garantiu.

Para o membro da Cooperativa Okutyuka, Zacarias Songa, o que os camponeses precisam de incentivo como a facilitação de créditos.

“Estamos organizados e temos produção no campo, as vezes só precisamos mesmo um pouco de incentivo e seria bom que o Estado olhasse para nós, porque nós temos forças de trabalhar e precisamos de créditos para aumentar a nossa área de cultivo e comprar equipamentos agrícolas”, disse Zacarias Songa.

Acção foi realizada no âmbito do Projecto de Fortalecimento das Organizações Comunitária de Base (FOCOB), financiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesas (NCA).

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download