ADRA realiza Workshop Provincial sobre o Combate à Pobreza no Cunene

23/8/2022 12:15 PM

A ADRA realizou, a 6 de Julho, o Workshop Provincial sobre o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), nas instalações da Mediateca António Didalelwa, na Cidade de Ondjiva, província do Cunene.

A actividade contou com a participação de representantes do Governo Provincial, administradores municipais, representantes de organizações da sociedade civil, líderes religiosos e comunitários, membros das associações e cooperativas agrícolas.

O workshop teve o objectivo de promover momentos de partilha de saberes e experiências entre cidadãos e governantes locais sobre os resultados e impactos do PIDLCP na vida das comunidades.

Na ocasião, a Coordenadora Provincial da ADRA no Cunene, Alice Peso, destacou o trabalho que a organização tem feito com as comunidades no âmbito do combate à pobreza, com realce para a Região Sul do país.

A responsável da ADRA no Cunene avançou ainda que o evento visou também facilitar o acesso à informação aos cidadãos sobre as acções desenvolvidas pelo governo local a nível da província e produzir recomendações concretas para a melhoria dos processos de elaboração, monitoria e implementação dos próximos programas públicos voltados ao combate à pobreza e desenvolvimento das comunidades rurais.

Durante o discurso de abertura do Workshop, o Vice-governador do Cunene, Polo Ndinolenga, encorajou os presentes a participarem de forma activa no desenvolvimento do país, contribuindo para a melhoria e alargamento dos serviços básicos na província.

“Que haja momentos de auscultação entre os membros das associações e comunidades abrangidos pelos programas públicos, para que em conjunto possam discutir as acções que estão a ser implementadas nos projectos em curso, para o reforço às estratégias de redução da pobreza”, disse o economista Sérgio Calundungo, um dos prelectores do evento.

O Director do Gabinete Provincial de Estudos, Planeamento e Estatística (GEPE), Pelágio Pukulukeni, apresentou as acções e resultados do PIDLCP a nível da província do Cunene e adiantou que já está em processo o plano para a diminuição da pobreza na província.

“Temos desenvolvido trabalhos com jovens, especialmente com as mulheres, na entrega de kits profissionais, promovendo assim o empoderamento económico, temos ajudado as famílias com a entrega de alimentação, sementes para a produção agrícola, de forma a desenvolverem práticas de negócios”, revelou o representante do Governo Provincial, para quem uma nova imagem de Nação pode ser construída se todos os cidadãos trabalharem em união a um só propósito, o desenvolvimento das comunidades com foco no bem-estar das pessoas.

Pelágio Pukulukeni afirmou também que a promoção de actividades deste tipo ajuda a facilitar a interacção entre os membros da sociedade e as instituições governamentais. “Assim todos estaremos dentro dos planos de desenvolvimento do país”, assegurou.

Para a jovem Launa Bonifácio, o workshop permitiu aos jovens conhecer as etapas da formulação e implementação dos programas públicos. “Com base nisso, é importante que sejam determinadas metas e indicadores concretos, para facilitar o compromisso dos cidadãos com a monitoria e avaliação do seu impacto nas comunidades”, defendeu.

“Com este workshop cheguei à conclusão de que precisamos prestar maior atenção e fazer uma fiscalização rigorosa durante a implementação dos programas públicos em curso nos nossos municípios”, concluiu José Severino, um dos participantes do evento.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola

Fazer Download