ÁfrikaGrupperna visita as áreas de intervenção da ADRA-Antena Huíla

15/3/2023 9:06 AM

GAS- ÁfrikaGrupperna da Suécia e Assistente de projectos Teresa Zumba, visitam as áreas de intervenção da ADRA nos municípios da Humpata e Caluquembe concretamente nas Cooperativas de Mulheres, Ekuatiso Liakãi, Ukãi Whapongoloca, Eliponguiyo Liakãi.

Uma visita que tem como objectivo acompanhar o progresso das acções desenvolvidas pela organização na temática de Associativismo, Cooperativismo, Equidade de Género, Liderança Feminina e Protecção do Meio Ambiente.

Antes da visita de campo, os representantes do GAS- Áfrika-Grupperna da Suécia tiveram um encontro de concertação com os membros do CCA (Conselho de Coordenação da Antena), onde foi feita a apresentação dos quadros, objectivo da visita e o Director da Antena Simione Chiteculo, falou das linhas de acção da ADRA, mecanismos de trabalho.

Em seguida, Venitia Govender Consultora para o Mapeamento na Área do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Áfrika-Grupperna da Suécia  na África do Sul, questionou como é que a Antena tem lidado com as questões de alteração Climáticas.

“ Trabalhamos primeiramente com o quesito da Educação Ambiental, repovoamento florestal (plantação de árvores), utilização racional das Águas e outros” disse o Director  Simione Chiculo.    

Sobre os conflitos das empresas mineiras nas áreas de intervenção, questionado pelo Hope khosa Oficial de Comunicação, informou-se o seguinte: "Por estarmos numa região forte em granito as comunidades são alvos dessas explorações, subentende-se que o poder dessas empresas tem sido maior que a nossa Advocacia".

Segundo Anivaldo Pena Coordenador do projecto Ehole, afrimou que apesar de termos uma grande dispersão geográfica, um dos nossos desafios é de olhar para a dimensão de expansão para outras províncias de formas a trabalharmos as componentes; saúde preventiva e Género.

Fazer Download