Agricultores beneficiados pelo projecto Ehole são potencializados para produzir mel de qualidade nos municípios da Humpata e Chibia

13/3/2023 3:39 PM

O Projecto Ehole apoiado financeiramente pelo Instituto Camões no âmbito do projecto FRESAN realizou o segundo módulo de formação sobre práticas melhoradas de produção de mel, a formação contou com a participação de Associações e cooperativas apoiadas pela ADRA técnicos do projecto e quadros das Instituições parceiras.

Com objectivo de dotar os beneficiários produtores agro-pecuários tradicionais detentores de colmeias, a equipa técnica do projecto e quadros das Instituições parceiras de conhecimentos e técnicas sobre apicultura melhorada de formas a desenvolver habilidades da aplicação prática na estruturação das cadeias produtivas de valor.

A formação  teve a duração de três dias  de ( de 28 de Fevereiro à 02 de Março) de 2023, e desta vez, os formadores fizeram um casamento perfeito entre a teoria e a prática; que permitiu os formandos exercitarem todos os métodos de produção e extração do mel aprendidos no primeiro módulo em 2022, bem como a transferência da colmeia tradicional para a melhorada..

Para Alvaro Pires representante do IDF (Instituto de Desenvolvimento Florestal), é importante que o projecto Ehole ande de mãos dadas com o Instrituído uma vez que o mesmo tem a responsabilidade de  mobilizar as comunidades no sentido de evitar as queimadas desnecessárias, abates das árvores que também são factores que contribuem para o afugentamento das abélias.

Durante a actividade de campo, os participantes engajaram se nas instruções dos professores Max Vicente e Simão Esperança no método de montagem dos arames nos ninhos e melgueiras com a finalidade de suportar a esfera e poupar o esforço das abelhas no processo de produção do mel.

Vamos manter o contacto entre nós membros que acabamos de  ser formados para assim nos ajudarmos a produzir melhor o nosso mel de acordo os ensinamentos que nos foram passados, não importa se és dos Gambos, Chibia ou Humpata, vamos todos interagir sobre como vão andar daqui para frente a nossa produção. Disse Horeste membro da Cooperativa da Humpata.

O Coordenador da Humpata Cecílio Elindo por sua vez, apelou aos formandos a não deixarem um número elevado de abelhas fora da colmeia a quando a transferência das mesmas das colmeias tradicionais para a melhorada.

Fazer Download