Agricultores familiares de Benguela, Huíla e Huambo trocam experiências sobre adubos orgânicos

11/10/2022 12:29 PM

Agricultores familiares das províncias de Benguela, Huíla e Huambo trocaram experiências, recentemente, sobre a produção de adubos orgânicos.

A iniciativa foi promovida pela ADRA, no município do Cubal, em Benguela, no âmbito do Projecto Ekoliso II, financiado pela Organização Alemã “Pão para o Mundo”.

De acordo com o chefe de produção da cooperativa Wiolela, da província do Huambo, João Francisco, o principal objectivo dos agricultores familiares é de garantir o sustento dos membros das suas famílias, por meio do trabalho nos campos de cultivo.

“É sempre uma mais-valia aprender técnicas de melhoramento do solo para que assim possamos produzir mais e com qualidade os nossos produtos”, disse.

Segundo o agricultor Domingos Filipe, da cooperativa agro-pecuária “Ondi”, do município do Cubal, os dois dias de troca de experiência foram proveitosos. Diz ter aprendido, durante o encontro, muito sobre a adubação orgânica, e assume o desafio colocar em prática na lavra colectiva e na individual.

“É importante que os técnicos de Desenvolvimento Comunitário da ADRA aprimorem conhecimentos da metodologia de produção de adubos orgânicos, com vista a melhorar a produtividade e contribuir para a redução dos adubos químicos, de modo a melhor prestar assistência técnica agro-pecuária às famílias”, disse a coordenadora do Projecto Ekolisso II na província da Huíla, Elisa Lucamba.

A camponesa Leopoldina Nacamia considera “muito importante” aprender como fazer o adubo natural com os produtos que podem ser reaproveitados da cozinha, cinza, folhas de árvore e outros. “Assim podemos ter mais nutrientes essenciais ao crescimento da planta e também produtos com qualidade”, disse.

Para Justino Figueiredo, coordenador da intervenção municipal da ADRA na Ganda, em Benguela, iniciativas desta natureza devem ser estimuladas para o bem da agricultura e o fortalecimento organizacional nas comunidades rurais.

A troca de experiência permitiu compreender as diferentes realidades produtivas dos camponeses no nosso país, bem como a necessidade de aprimoramento de novas práticas agrícolas baseadas no aproveitamento dos recursos locais, para dar respostas aos problemas ambientais e nutricionais que a região centro e sul vão enfrentam.

O encontro, realizado nos dias 21 e 22 de Setembro, teve como objectivo compreender a análise dos passos da compostagem, as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo além de ser somente um suprimento como fertilizantes no solo para afixar mais nutrientes essenciais ao crescimento da planta, com maior ênfase na melhoria da produção de culturas e conservação de alimentos para poder garantir a saúde e estabilidade económica das famílias no meio rural.

Os produtores familiares continuam a enfrentar dificuldades, fundamentalmente no acesso aos meios de produção, à assistência técnica, fertilizantes e no escoamento dos seus produtos. Contudo, para aprofundar as razões destas limitações, é necessário que as organizações comunitárias tenham habilidades de analisar cuidadosamente a importância da produção de adubos orgânicos e, através destes, contribuir para uma melhor nutrição do solo e desenvolvimento das culturas sem activos químicos.

Apesar desses factores, a agricultura continua a ser um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download