Antena Malanje defende Equilíbrio de Género nos cargos de tomada de decisão

11/5/2023 9:51 AM

Sob Lema, inclusão social das famílias, bem-estar e dignidade para todos, a Directora da ADRA Antena Malanje, Mariana Moita, dissertou na passada segunda-feira 08 de Maio de 2023, no vigésimo quarto conselho provincial da família, o tema sobre educação na perspectiva de gênero e cultura da paz na mediateca de Malanje.

Durante a dissertação do tema, a Directora da Antena, mostrou ser preocupante os Indicadores de Desenvolvimento Mundial do Banco Mundial, com o relatório analítico de gênero, mostrando que a força de trabalho é composta por 64,1% das mulheres e por 78% dos homens; 51% das mulheres sabem ler e escrever em comparação com 80,9% de homens, sendo que segundo o censo geral de Angola, 52% (13.289.893) da população são mulheres.

Moita, foi além, dizendo que cerca de 34% de mulheres sofreram violência domestica, 8% violência sexual; 25% de mulheres casadas sofreram violência marital em comparação de 15% de homens; cada vez mais alunos sofreram violência física e moral e mais de 1984 de casos de suicídio juvenil foram registados.

“Realçar que se fizermos uma comparação hoje, as mulheres ocupam cargos de menor valor, desempenham maior carga de trabalho doméstico, são na sua maioria as vítimas permanentes de violência machista em todas as formas, e são vistas como o ser frágil e incapaz desenvolvendo grande parte do trabalho agrícola”. Sublinhou Mariana Moita.

“ Precisamos, valorizar cada vez mais as mulheres, não é coloca-la à cima dos homens, mas no seu verdadeiro lugar; se os homens ocupam cargos relevantes na sociedade, as mulheres também devem ocupar, para equilibrar o gênero e é isso que defendemos sempre”. Disse.

Quanto a relação de gênero, a prelectora, apelou aos decisores políticos, bem como aos homens no geral, no sentido de verem as mulheres com especial atenção, para inverter o actual cenário que se vive em termos de oportunidades e igualdade na convivência mútua.

Fazer Download