Associação agrícola na Huíla oferece merendas escolares para crianças

2/6/2022 11:28 AM

Alunos do ensino primário da comunidade da Palanca I, do município da Humpata, província da Huíla, estão agora a beneficiar de merendas escolares feitas por meio da transformação de produtos do campo.

A iniciativa é do centro de transformação da Associação Agrícola Palanca I, que, após um encontro de trocas de experiências com as mulheres do município da Cacula, promovido pela ADRA, afirmam terem aprendido a confeccionar bolos de batata doce e abóbora, que vão servir para garantir merendas escolares aos alunos locais do ensino primário.

Para os associados da Palanca I, a actividade consiste no reaproveitamento das frutas cultivadas localmente para transformação em sumos de goiaba, pera, doces de goiaba, maçãs, bolos de abóbora e batata doce, que vão apoiar as crianças da comunidade.

Para facilitar o trabalho, a ADRA forneceu à Associação Palanca I equipamentos para a transformação dos produtos do campo. Emocionada, a coordenadora da associação, Maria Viepa, manifestou-se contente por estar a contribuir directamente na melhoria da segurança alimentar e nutricional das crianças da localidade.

“Estamos muito alegres porque recebemos arca, gerador, fogão industrial, moedor de carne, liquidificador, varinha mágica e muito mais, tudo isso para nos ajudar afazer merenda escolar para as nossas crianças”.

Para Dionísia Ngueve, membro da Associação Tulivunguende, da Cacula, a sessão serviu para a partilhar experiências com as mulheres da Palanca I, e realça o seu compromisso com a partilha dos conhecimentos e técnicas sobre transformação de produtos agrícolas com outras associações e cooperativas agrícolas.

“Tem sido uma grande satisfação passar essa experiência, uma vez que a mesma nos foi facilitada pela ADRA e temos partilhado com as outras mulheres, já estivemos no município da Ganda, em Benguela, em Caluquembe, província da Huíla, também estivemos no Cunene e agora aqui, na Humpata”, relatou.

“Nunca tinha antes aprendido o bolo de abóbora nem de batata doce, agradecemos as nossas companheiras que vieram do município da Cacula, especialmente para nos passar essa experiência”, afirmou Cipriana Elena, membro da Associação da Palanca I.  

Para o coordenador da ADRA no município da Humpata, Cecílio Elindo, promover essa interacção entre as comunidades para partilharem práticas tem sido um dos desafios da equipa que mais resultados visíveis se tem registado.

A sessão de troca de experiência contou com a participação de 36 pessoas, das quais 28 mulheres, e teve o apoio do Fórum CIV, no âmbito do Projecto Direito à Água, implementado pela ADRA.

ADRA– Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download