Associação de mulheres camponesas recebe apoio da ADRA e da Administração do Cubal

1/4/2022 5:44 AM

Um total de 25 mulheres da Associação Feminina da Calonjava foi apresentado, a 23 de Fevereiro, à Administração Municipal do Cubal, após terem sido apoiadas pela ADRA Benguela com um valor de 400 mil kwanzas para a constituição da caixa comunitária de crédito.

Na ocasião, as integrantes da Associação apresentaram os resultados obtidos na época de campanha agrícola 2021/2022. O administrador municipal, Paulino Banja, manifestou-se satisfeito com desenvolvimento da organização e, na sequência do encontro, em nome da administração municipal, disponibilizou à associação diversos materiais agrícolas tais como: uma charrua de tracção animal; quatro sacos de sementes de milho, de 100kg cada; quatro sacos de sementes de massambala de variedade precoce, de 50kg cada; e dois sacos de fertilizantes composto, de 100kg.

A coordenadora da Associação da Calondja, Juliana Kwayela, mostrou o seu contentamento e avançou o destino que vai ser dado aos bens adquiridos: “com esse apoio vamos aumentar a nossa lavra colectiva e individual, as senhoras estão prontas para trabalhar, obrigada à ADRA e ao Governo”.

“Estamos a preparar a terra para cultivar para a segunda época, mas a semente era pouca, a administração nos ajudou com as sementes e fertilizantes para a produção. Como já temos boi essa charrua vai ajudar muito para aumentar a terra, agora vamos mesmo ir em frente e seremos uma referência na produção aqui na nossa povoação”, afirmou confiante Maria Madalena, chefe de produção da associação.

O Administrador do Cubal, Paulino Banja, declarou que as portas estarão sempre abertas para apoiar grupos organizados em associações e cooperativas, dando o pouco que tem.

“Como a ADRA já financiou a associação para a constituição da caixa comunitária, a administração vai contribuir com outros insumos”, afirmou o governante, que reconheceu o trabalho da ADRA junto das comunidades, assinalando como um parceiro que a administração local pode contar para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Esta actividade foi realizada com o apoio do Projecto de Desenvolvimento e Gênero, financiado pela organização sueca Afrikagrupperna (GAS).

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download