Benguela: Cerca de 300 cidadãos beneficiam de consultas médicas

9/6/2022 2:09 PM

A ADRA realizou, em parceria com o Ministério da Saúde, uma campanha de saúde pública, que culminou com consultas médicas gratuitas a 300 cidadãos na aldeia Cambonga, no município da Ganda, em Benguela.

Durante a actividade decorrida a 1 de Junho, os quadros de saúde prestaram serviços de vacinação contra a Covid-19 para mais de 200 membros da aldeia de Cambonga, consultas de má nutrição, malária e pré-natais. Foram também abordados assuntos ligados à higiene pessoal, saneamento básico, planeamento familiar, ilustrando a comunidade como se prevenir de doenças contagiosas.

A Organização disponibilizou ainda mosquiteiros e suprimentos para nutrição aos membros da comunidade.

“Se a ADRA  e o Ministério da Saúde continuarem a trabalhar juntos, principalmente nesses assuntos de saúde em que temos muitas dificuldades, veremos muita coisa a melhorar na vida do povo dessa aldeia  e das aldeias vizinhas, porque sair da aldeia até ao município Sede  são muitos gastos e nem todos conseguem”, disse Francisco Fernando, membro da Associação Cambonga, para quem a falta de um posto de saúde na comunidade tem tornado “muito difícil” a vida dos habitantes.

“Mas hoje estamos muito felizes por receber essa equipa, até medicamentos nós recebemos”, declarou, entusiasmado, o membro da Cambonga.

“Agradecemos à ADRA por esta iniciativa de nos trazera equipa de saúde aqui na nossa aldeia, existe crianças e mais velhas que nunca receberam a vacina da Covid-19 e hoje tivemos esta oportunidade”, revelou Ana Nakulembe, uma das responsável da Associação da Cambonga.

Acção enquadra-se Projecto de Apoio a Mitigação do Impacto Económico e Social daCovid-19 (PAMIESC-19), implementado na província de Benguela, nos municípios do Cubal, Ganda e Baía-Farta.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download