Benguela: Cidadãos recebem kits para o fomento do auto-emprego

4/5/2022 9:37 AM

Um total 43 agricultores da comuna do Casseque, município da Ganda, em Benguela, receberam, ontem, 25 de Abril, um conjunto de 25 kits profissionais  para o fomento do auto-emprego.

As cooperativas Zengula, Tuvanja Kovasso, Lundungo, Cambonga e Kaculo Lunga foram as beneficiárias da acção de entrega dos kits profissionais, distribuídos em diferentes áreas de actividade económica: sete kits para área de mecânica, quatro para corte costura, seis para actividades de construção civil e oito kits de carpintaria.

Os kits foram entregues a jovens e mulheres no sentido de aumentar a capacidade de obtenção de recursos para as suas famílias e contribuir no desenvolvimento do município da Ganda.

“Obrigado à ADRA pela oportunidade. Nós não esperávamos que a juventude da comuna do Casseque iria beneficiar destes kits, mas eu com este kit de mecânica, vou fazer o melhor para o sustento da minha família e contribuir para a mudança da comunidade, vamos nos esforçar para fazer a nossa comuna desenvolver”, afirmou confiante o jovem Jeremias Victorino, membro da Cooperativa Kakulo Lunga.

Angelina Alberto, membro da Cooperativa Tuvanja Kovasso, mostrou o seu contentamento com a obtenção do kit de corte e costura.

“Principalmente nós que já passamos da idade e continuamos a trabalhar para sustentar as  nossas famílias, agradecemos muito pelo apoio, com este kit vou poder ensinar às jovens que querem aprender a costurar”, avançou.

O presidente da Cooperativa da Tuvanja Kovasso, Miguel Camati, beneficiou de uma motorizada de três rodas, vulgarmente chamada de kaleluia. Visivelmente entusiasmado, Camati fala da utilidade do veículo adquirido para as actividades agrícolas locais:

“Com esta motorizada, nós vamos poder ajudar os camponenes a transportar os produtos da cooperativa para a sede do município e também vai ajudar a trasportar os nossos doentes a sair da localidade para a sede”.

O camponês, que também manifestou preocupação sobre outras necessidades locais como as do domínio da saúde, proferiu as suas palavras de agradecimento à iniciativa e assinalou a sua importância no desenvolvimento do município.

“Agradecemos à ADRA  pelo trabalho que tem feito na vida dos camponeses, com esses bens que recebemos vamos ajudar o nosso município a crescer.”

Na ocasião, a Directora da ADRA Benguela,  Célia Sampaio, fez saber que a acção faz parte do Projecto de Apoio à Mitigação dos Efeitos Socio-económico da Covid-19 (PAMIESC) e serve de reforço para a actividade agrícola e do micro-empreendedorismo face aos efeitos da Covid-19.

“A ideia do projecto não é que o jovem pegue o kit e venha trabalhar na sede do município, mas que trabalhe na sua própria localidade, para servir de benefício para outras pessoas que têm dificuldades financeiras de se deslocar a sede à procura de um serviço.”

A representante da ADRA em Benguela apelou ainda aos jovens a trabalharem com os kits de forma honesta e garantirem a sua preservação.

“Confiamos nos jovens, cada um tem a obrigação de monitorar o seu kit e de contribuir para o desenvolvimento local através da prestação de serviço no município da Ganda, só assim vamos ajudar a nossa comunidade a crescer. A ADRA quer ver o retorno para a sociedade”, desafiou Célia Sampaio.

O Projecto PAMIESC é implementado pela ADRA em Benguela, tem o financiamento da União Europeia, e visa contribuir para a protecção dos direitos económicos e sociais das famílias rurais vulneráveis.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download