Benguela | Mais de 200 cidadãos têm acesso a documentos de identificação

22/2/2022 12:08 PM

Um total de 283 cidadãos, entre os 14 e 66 anos, adquiriram os seus documentos de identidade, na comuna da Capupa, município do Cubal, em Benguela.

Os cidadãos tiveram acesso aos assentos de nascimento, por meio da campanha de registo para a atribuição de assentos de nascimento aos membros das associações e cooperativas agrícolas, promovida pela ADRA, de 8 a 10 de Fevereiro, em parceria com a delegação municipal do registo civil do município do Cubal.

Benvinda Cuyomba, de 66 anos, é uma das 175 mulheres que beneficiaram deste documento através da campanha. Residente na localidade da Caviva Sede, a camponesa destacou a importância do seu registo de nascimento para os filhos, por acreditar que a obtenção do assento poderá permitir o acesso aos documentos pessoais para os seus filhos.

“Agora os meus filhos já poderão se matricular na escola porque já vão ter registo”, afirmou.

A distância e os custos de deslocação da população das suas aldeias e comunas para os postos de registo nas sedes dos municípios têm criado dificuldades ao acesso a estes documentos e impedido os cidadãos a usufruírem de outros direitos fundamentais.

Segundo Simão Fortuna, delegado municipal do registo civil do Cubal, esta acção permitiu registar cidadãos que não têm possibilidades de se deslocar até a sede do município.

Esta actividade foi realizada no âmbito do Projecto Institucional, financiado pela Afrikagrupperna.

Fazer Download