Camponeses do Huambo e Huíla trocam experiências sobre caixas comunitárias de crédito

12/6/2022 3:54 PM

As cooperativas e associações agrícolas das províncias do Huambo e Huíla, apoiadas pela ADRA, partilharam experiências sobre caixas comunitárias de crédito.

O encontro decorreu, no dia 7 de Junho, na Aldeia da Sakaliñga, Comuna da Catata, município da Caála, província do Huambo, e juntou 78 participantes, entre os quais 16 mulheres, com o objectivo de potenciar as cooperativas com conhecimentos teórico-práticos sobre mecanismos de gestão de caixas comunitárias.

As caixas comunitárias são fundos geridos por cooperativas ou associações de agricultores que visam apoiar os seus membros na realização de actividades produtivas ou de negócios de interesse da comunidade, através de empréstimos a juros significativamente inferiores aos concedidos pelos bancos.

“Sinto-me feliz por ter participado desta troca de experiências, pelas histórias que ouvi e as demonstrações que vi, não restam dúvidas de que aprendi muito, e vou partilhar também com todas as mulheres daminha cooperativa e da comuna de Caluquembe, onde eu vivo”, assegurou Julieta Isaías, presidente da Cooperativa de Mulheres Ukãi Wapongoloka, da província da Huila.

Segundo Manuel Deyweda, presidente da Cooperativa Kanivete Kangombe, do município de Caluquembe, acções como estas são formas de garantia de que a ADRA tudo tem feito para o crescimento das comunidades.

“sinto-me congratulado por ter feito parte deste intercâmbio interprovincial, daqui levo provas de várias experiências que atestam o apoio que a ADRA tem prestado às comunidades menos desenvolvidas, como a criação e fortalecimento das organizações juvenis e não só. A par dos apoios com meios de tracção animal, inputs, formações, intercâmbios, criação ou financiamento das caixas comunitárias, tem mudado para melhor a vida de muitas famílias”, testemunhou Deyweda.

Para Francisco Hatewa, presidente da Caixa Comunitária de Crédito da Cooperativa Visão para o Futuro, situada na aldeia anfitriã do encontro de troca de experiências, desde a implementação dos serviços de caixa comunitária de crédito na cooperativa, a vida dos membros tem mudado a cada dia que passa.

“Desde a chegada deste dinheiro estamos a desenvolver, o nosso trabalho está a correr mesmo bem, e também conseguimos comprar o nosso terreno para o cultivo e já estamos a fazer o plano, para que, no próximo ano, consigamos semente e outros meios”, avançou o agricultor que revelou estarem a fazer todo o esforço para aumentar o dinheiro que possuem em caixa, a fim de “ajudar as pessoas que vivem noutras aldeias.”

O Regedor da Ombala de Tchicambe, Luciano Cossengue, que lidera 12 aldeias do município da Catata, disse estar agradecido pela visita e que estas acções estão a contribuir para o crescimento da comunidade. “É por causa das boas práticas desta organização dos nossos jovens, Visão para o Futuro, que hoje estamos aqui reunidos para trocar experiências com as nossas visitas que veio da Huíla”, afirmou.

Da província da Huíla, participaram no encontro membros das Cooperativas Katito-Tanda, Kanivete Kangombe, Associações Eliponguiyo Liakãi, Ongonguela, Ukãi Wapongoloka e Ombembua; e do Huambo, as Cooperativas Visão para o Futuro, José Chicomo e Omuenho Wocalie, Associações Seteka, Essanju e Yolela, do Município da Caála, assim como representante da Administração Comunal, Autoridades Tradicionais da Catata e Técnicos da ADRA.

O intercâmbio interprovincial foi promovido pela ADRA, no âmbito do Projecto Ekoliso II, e contou com o financiamento da organização alemã “Pão Para o Mundo”.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download