Camponeses no Huambo capacitados sobre saúde animal

30/5/2022 5:40 PM

A Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) realizou, nos dias 12 e 13 de Maio, no Município da Caála, duas sessões de capacitação sobre o Maneio e Sanidade Animal.

A actividade, dirigida aos membros das associações e cooperativas locais, decorreu nas aldeias de Mulangui, Comuna da Catata, e de Camunda Cangoty, Comuna do Cuima, com a facilitação de José Cangovi, médico veterinário.

As sessões visaram promover a partilha com os membros das associações e cooperativas de conceitos sobre sanidade no sistema de produção e a importância do maneio sanitário, fornecer aos camponeses informações básicas sobre como manter os animais saudáveis e produtivos, identificar as doenças mais frequentes que afectam a produtividade do rebanho e suas formas de controlo, assim como dar a conhecer aos participantes a prevenção de doenças e o maneio sanitário adequado.

De acordo com José Viti, presidente da Associação Seteka, esta foi a primeira vez que esteve num espaço a aprender sobre a sanidade animal e gestão do pasto.

“Participar desta formação sobre o maneio e sanidade animal foi, se calhar, a melhor formação que tive até à data presente. Aprendi hoje e pela primeira vez, porque nunca tinha ouvido falar sobre as Zoonoses, que são doenças que se transmitem dos animais ao homem e as antropozoonoses, que são doenças que se transmitem dos homens aos animais. Devemos ter mais cuidado com os nossos animais, cuidá-los bem para que estas doenças não passem dos animais aos homens”, apelou.

Para o Secretário da Cooperativa Visão para o Futuro, Rafael Domingos, os conhecimentos adquiridos poderão servir para os seus desafios de trabalho com os animais, considerando ter sido uma formação que surgiu no momento certo.

“Foi uma experiência bem passada, porque pouco entendia sobre o próprio tratamento do animal. Na verdade, tenho animais, mas não sabia que eles merecem o mesmo carinho que depositamos nos humanos. A formação estimulou-me mais a criar animais”, revelou Domingos, que acrescentou: “a partir daqui posso mesmo é aplicar as técnicas aos animais para evitar certas doenças. Esperamos que experiências como essas se repitam sempre”, augurou.

E o coordenador da Cooperativa Cintura Verde, Agostinho Hossi, destaca que a formação traz para si um conhecimento acrescido para a sua profissão. “Eu gostei muito desta formação, porque pude aprender aquilo que nunca ouvi, o que foi bastante importante para mim. já tinha uma experiência em picar o gado bovino, mas com a experiência aprendida hoje, irei melhorar as minhas técnicas”, disse.  

No total, participaram nas duas sessões de formação 30 membros de associações e cooperativas agrícolas, dos quais 12 mulheres.

A iniciativa enquadra-se no Projecto EKOLISO II, implementado pela ADRA e financiado pela organização alemã “Pão Para o Mundo”.

Fazer Download