Camponeses satisfeitos com iniciativa sobre prevenção a Covid-19

18/4/2022 5:23 PM

Os camponeses beneficiários do Projecto de Apoio a Mitigação do Impacto Económico e Social da COVID-19 (PAMIESC), nas províncias de Malanje e Benguela, mostram-se satisfeitos pelos resultados obtidos desde o seu início em 2020.

A informação foi prestada durante as visitas de monitoria realizadas nos dias 29, 30 de Março, em Benguela, e 12 e 13 de Abril em Malanje, respectivamente.  

O Projecto que termina no próximo mês de Junho é financiado pela União Europeia, e está avaliado em 290 mil Euros. A iniciativa tem como objectivo contribuir para a protecção dos direitos económicos e sociais das famílias rurais vulneráveis nas províncias de Malanje, nos municípios do Quela e Kangandala, e em Benguela, nos municípios da Ganda, Cubal e Baía-Farta, em benefício de 1.543 famílias, alcançando 709 mulheres de forma directa, e mais de 7 mil pessoas, indirectamente.

Mateus Maurício, membro da Associação Xinganeca, do bairro Katuri, Município do Quela, recebeu da ADRA um kit de corte e costura. Com os materiais, o jovem produz peças de roupa que são comercializados no município, tal como: fatos, vestidos e calções para homens e mulheres.

“Estou muito feliz, não sei o que seria de mim sem este kit que eu recebi, este projecto mudou um lado da minha vida”, revelou Maurício, tendo partilhado a sua experiência de renda e trabalho:

“Por semana, posso render dez mil kwanzas, depende dos clientes que aparecem. Procuram-me muito pelo trabalho que faço, vem clientes de outros municípios vizinhos, como o Mucari. As pessoas gostam do meu trabalho, aparecem para comprarem a roupa em quantidade para revenderem nos municípios deles, vendo a um preço acessível: tem roupa de 200, 500 kwanzas, mil Kwanzas e outros preços, o dinheiro tem me ajudado muito no sustento da família e apoio aos meus pais.”

De acordo com a camponesa Ana Bambi, da Cooperativa Tuvanjakovasso, do Município da Ganda, em Benguela, os membros da sua organização não sabiam produzir sabão de forma caseira. “E por isso mesmo não sabíamos como se proteger da Covid-19”.

“Mas hoje com as formações e os apoios que temos recebido, vemos mudanças nas nossas vidas. Eu mesma que não cultivava hortícolas, hoje cultivo e tem dado bons resultados e ajudado muito”, partilhou Ana Bambi, sobre o apoio do acções do projecto na actividade agrícola.

“Agradecemos muito mesmo pelo trabalho que a ADRA tem feito nas nossas aldeias, cooperativas e associações, e também à União Europeia, pelo apoio que dá à ADRA para este projecto”, avançou.

O Coordenador do Projecto PAMIESC, Justino Figueiredo, fez um balanço positivo do trabalho de monitoria do projecto nas duas províncias. Impressionado com os depoimentos das comunidades, que relataram aspectos sobre os benefícios obtidos, afirmou ser uma iniciativa importante na intervenção da ADRA, pelos resultados observados.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download