Camponeses valorizam mais os produtos locais

1/7/2021 3:11 PM

Um grupo de camponeses, na Huíla, afirma ter aprendido a valorizar os produtos cultivados localmente, após uma sessão de capacitação sobre Métodos Práticos de Educação Nutricional baseados nos Produtos Locais.

A formação foi facilitada pela ADRA, no dia 10 de Junho, aos membros de associações agrícolas do município da Humpata, num total de 52 participantes, entre os quais 38 mulheres.

Na ocasião, a coordenadora da Associação Agrícola WendaKetay, Maria Tchatewa, fez saber que durante a sessão os participantes aprenderam a cozinhar os alimentos com os produtos provenientes dos seus próprios campos de cultivo, o que motiva os camponeses a dedicarem-se mais na produção local. “E assim valorizamos mais os produtos que saem das nossas lavras”, reforçou.

“Nós, enquanto mulheres do campo, temos produzido muita coisa que, às vezes, não damos importância. Por exemplo, nunca imaginei que na carne de galinha e na quizaca se colocava ginguba e que se chama muamba”, Maria Viauka, Associação Ngango, da comunidade Palanca II.

Albertino Acácio tem 18 anos de idade e faz parte da Associação Ngango. O jovem conta que com a experiência desta formação vai poder contribuir para as tarefas de cozinha da sua família e para melhorar a prestação da associação em termos de educação nutricional.

“Gostei da experiência, farei também em casa e me sinto capacitado para ajudar a associação a fazer a combinação dos alimentos para terem mais vitaminas e proteínas”, revelou.

Para Maria Joana, também membro da Associação Ngango, o aproveitamento que se pode fazer do inhame e da ginguba foram as grandes novidades da sessão de capacitação.

“Já vi várias vezes o inhame na praça, mas não sabia que é algo que se cozinha e se come, também não sabia que a ginguba afinal se pisa e se podemos fazer a muamba para juntar na quizaca.”

E o coordenador da intervenção municipal da ADRA na Humpata, Cecílio Elindo, encoraja os participantes a aplicarem, nas suas experiências diárias, os conhecimentos e técnicas apreendidos durante a formação, sobretudo o aproveitamento dos produtos cultivados localmente, e a partilharem com os outros membros das suas famílias e das comunidades.

Esta actividade foi realizada no âmbito do projecto Direito à Água, financiado pelo ForumSyd e a Solidariedade Prática da Suécia.

Fazer Download