Cidadãos capacitados para monitorar casos de intolerância política

13/5/2022 10:53 AM

A ADRA realizou, a 27 de Abril, a Capacitação sobre Monitoria de Intolerância Política, dirigida a 19 membros de cinco Organizações da Sociedade Civil do município de Viana, em Luanda.

Segundo o facilitador Onésimo Seteculo, “as organizações trabalham com as comunidades de base no seu desenvolvimento social e importa que as comunidades entendam como devem exercer a cidadania”.

Para o também oficial de programas do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), tem havido uma mudança de paradigma quanto à participação por género. “Maioritariamente são jovens do género feminino que mostram que estão à vontade para apreender o que antes era mais para o género masculino”.

Os participantes puderam esclarecer dúvidas e treinar as capacidades de identificar e encaminhar casos de intolerância política, de acordo com as leis que vigoram no país.

A vice-coordenadora da Associação de Activistas de Saúde Comunitária (AASCA), Arleth Nhanga, afirmou que a formação permitiu os participantes aprenderem “que tolerância é respeitar as opiniões dos outros” e que é preciso promovê-la, sobretudo neste período eleitoral, para que em Agosto as eleições aconteçam sem na paz e tranquilidade que se esperam.

“O que aprendemos na formação é diferente daquilo que temos ouvido no dia-a-dia, principalmente nós que somos líderes comunitários e temos que transmitir aos agentes comunitários, para que eles saibam como agir quando estivermos diante de um caso de intolerância política”, declarou César Daniel, representante da Organização de Desenvolvimento das Áreas de Angola (ODAA) a nível de Viana.

Para a Directora da Unidade de Comunicação e Advocacia Social da ADRA, Cecília Kitombe, esta formação visa reforçar os conhecimentos dos agentes que vão as suas comunidades para incentivar os cidadãos a fazerem parte do processo eleitoral, a serem imparciais e não criarem qualquer tipo de conflito durante este processo.

Recentemente, organizações juvenis, cooperativas e associações agrícolas dos municípios de Cacuso, Kangandala, Kalandula, Kiwaba-Nzoji em Malanje, também foram capacitados sobre Monitoria de Intolerância Política.

Esta formação enquadra-se no Projecto Capacitando Organizações Locais da Sociedade Civil sobre o Processo Autárquico (COSCA-Angola), financiado pela Fundação alemã Hanns Seidel.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download