Cidadãos em Malanje capacitados sobre monitoria eleitoral

27/5/2022 10:37 AM

Os membros das associações, cooperativas, de partidos Políticos quadros das administrações locais e professores dos municípios de Kalandula, Cacuso, Kiwaba Nzoji e Malanje, foram capacitados sobre Monitoria de Campanhas Eleitorais, de 09 a 19 de Maio.

As quatro sessões formativas enquadram-se no Projecto COSCA-Angola “Capacitando Organizações Locais para o Processo Autárquico”, que visa contribuir para a participação activa dos cidadãos das províncias de Malanje, Benguela e Luanda.

Nas sessões, os participantes abordaram sobre o ciclo eleitoral, os períodos pré-eleitoral, eleitoral e pós-eleitoral, análises dos processos eleitorais em Angola, o ambiente político versus campanha eleitoral, observação e monitoria, com base na lei número 30/21 de 30 de Novembro - Lei das Eleições Gerais.

Maria Linda Marciano, jurista, diz que a acção formativa foi proveitosa e deixa um apelo aos actores políticos a ganharem o espírito de prestação de contas na fase pós-eleitoral.

“Os partidos políticos recebem verbas do Estado para a campanha eleitoral e nunca prestaram contas sobre como gastam o dinheiro, mas, desta vez, precisamos que nos prestem conta, que nos digam o que restou e se devolveram o dinheiro,  porque nós merecemos ser informados”, afirmou a também professora do Liceu 4 de Abril.

No município de Malanje, o presidente da Cooperativa Kudiva Primeiro, Albano Carlos, entende que os partidos políticos devem desenvolver campanhas de sensibilização junto das populações e seus militantes para que possam participar activamente no processo eleitoral.

“Os partidos políticos só estão atentos com o dia das eleições e não querem saber em levar campanhas de sensibilização aos seus militantes para que no final não façam confusão após a divulgação dos resultados”, destacou.  

O assistente de comunicação da ADRA Malanje, Elizeu Mababa, fez um balanço positivo a julgar concretização do ciclo formativo.

“Durante 8 dias, conseguimos capacitar 158 beneficiários, entre mulheres e homens nos quatro municípios, nomeadamente Cacuso, Kalandula, Kiwaba Nzoji e Malanje, que são áreas de intervenção do Projecto COSCA na província de Malanje”.

Para o quadro da ADRA, as sessões produziram momentos de debates e reflexões importantes, os participantes realçaram que sessões semelhantes devem continuar a realizar-se junto dos actores locais para que estejam mais e melhor informados.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download