A cooperativa agropecuária Esperança do Futuro do município de Cacuso, está a apresentar bons resultados de produção de peixes, derivado do processo biométrico que permite exercer o melhor controlo de conversão alimentar, rusticidade e taxa alimentar.
O procedimento é utilizado no acompanhamento, crescimento e o ganho do peso dos peixes, que de forma significativa avalia o aumenta da sua produtividade em kg.
A metodologia de selecção de peixes aplicada deveu-se em 3 a 10 amostragens da população de peixes existentes nos 5 viveiros escavados, que consistiu em contar e pesar para obter o peso médio dos peixes.
No entanto, verificou-se o peso médio de 333g/ peixes e 2500g/ peixes resultantes da biometria final, durante sete meses de acordo o ciclo reprodutivo da espécie tilápia nilótica vulgarmente conhecido como Cacusso.
O Engenheiro estagiário Aquícola da ADRA Antena Malanje, Tumbo Fernandes, diz estar feliz pelo trabalho desenvolvido durante o período em referência.
“Estou feliz por ter realizado com determinação e de forma interventiva esta actividade aquícola na comuna do Lombe, município de Cacuso. A cooperativa recebeu várias sessões formativas teóricas e práticas para o asseguramento da sua organização. Conseguimos obter as mostras de peixes, que a cooperativa Esperança do Futuro produz depois de várias capacitações relacionadas na linha pesqueira, e isto é bastante satisfatório”. Sublinhou o Engenheiro Aquícola.
Esta acção decorreu no dia 1 de Novembro, na aldeia de Gambo Caxinde, e teve como objectivo refletir com a cooperativa sobre a implementação de biometria e despesca, bem como aprimorar as suas técnicas piscícolas.