No âmbito da implementação do projecto Epongoloko, foram entregues duas motorizadas de três rodas as cooperativas agropecuárias Kanivete Kangombe na comuna do Ngola e U kãi Wapongoloka na sede do município de Caluquembe para facilitar a comunidade no escoamento e comercialização dos seus produtos.
Segundo Manuel Deyweda, coordenador da cooperativa agropecuária Kanivete Kangombe, é uma mais valia ter um meio como a motorizada porque poderá facilitar a cooperativa a escoar os produtos e fazer as entregas da merenda escolar nas escolas beneficiárias neste ano lectivo.
"O principal ganho é o escoamento dos produtos e de forma particular as hortícolas que já estão em fase de maturação”. Sublinhou.
As motorizadas vão beneficiar 450 membros das cooperativas à cima mencionadas, sendo 85 mulheres da cooperativa agropecuária Ukãi Wapongoloka e 345 membros da cooperativa agropecuária Kanivete Kangombe dos quais 165 mulheres.
Esta acção enquadra-se no projecto Epongoloko, que tem como objectivo reforçar as capacidades das comunidades face aos problemas derivados das alterações climáticas e das relações desequilibradas de género, implementado pela ADRA, com financiamento da Organização Eclesiástica Alemã Pão Para o Mundo.