Cooperativas da Sede do Cubal reflectem sobre o acesso à água e à terra

17/5/2023 1:00 PM

Uma delegação da Administração Municipal do Cubal, deslocou-se na passada quinta-feira, 20 de Abril, para um encontro que envolveu os membros das seis cooperativas agropecuárias da Sede do município.

O debate teve como objectivo, reflectir sobre a visão do Executivo Local para o ano de 2023, onde foram abordados vários temas, como o processo de legalização de terras e cooperativas, construção e reabilitação de açudes, visão da Administração Municipal para o desenvolvimento dos campos das cooperativas face aos programas e projectos do Executivo Local.

A delegação foi composta pelo Director Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca do Cubal, Fernando Ngunza, o Director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística, José Matias Bongue, no qual efectuou uma visita guiada às infraestruturas de retenção de água das cooperativas Kwatoko Lukwene e Okutyuka, abrindo espaço para uma fase de avaliação e conhecimento dos açudes destas cooperativas.

De seguida, foi promovido o momento do debate, realizado no jango da Cooperativa Agropecuária Okutyuka, contando com a participação total de 72 pessoas, das quais 43 mulheres.

O diálogo aberto condicionou positivamente para se conhecer as dificuldades, facilidades e desafios que as cooperativas têm vindo a enfrentar, pelo que os representantes da Administração Municipal garantiram o seu apoio para as problemáticas que giram principalmente em torno da legalização das suas terras, concepção de materiais que ajudem nos seus cultivos e nos sistemas de regação.

No momento final, os participantes manifestaram agradecimentos pela iniciativa da actividade, encorajaram a ADRA a realizar mais acções desta natureza que visam o impulsionamento da desenvoltura das comunidades.

 

Fazer Download