Cunene: Água chega à comuna de Naulila

28/10/2022 3:18 PM

Moradores da localidade de Oshietekela, comuna de Naulila, no município da Ombadja, no Cunene, começaram, no dia 03 de Outubro, a construção do primeiro sistema de capatação de água na localidade.

Mais de 20 pedreiros estão envolvidos na construção de duas cisternas-calçadão, cada uma com a capacidade de armazenamento de 52 mil litros.

Os cidadãos mostraram-se satisfeitos com a construção da cisterna-calçadão, porque, segundo os mesmos, poderá reduzir as “longas distâncias” que percorriam para ter acesso à água para consumo.

“Às vezes andamos mais de 20 quilómetros só para conseguir um balde de água e nem chega para as actividades de casa e, por isso, os nossos filhos não conseguem ir à escola”, afirmou Maria Custódia.

José Tolossi diz ter perdido a esperança nas promessas políticas sobre a facilitação do acesso à água na comunidade, mas, com esta iniciativa de construção da cisterna calçadão, voltou a crer em dias melhores para os homens e mulheres da sua localidade: Oshietekela.

“Dizer que estou muito contente ao ver o trabalho que está a ser feito aqui, na verdade, nós já não acreditávamos mais nas promessas porque a nossa esperança foi destruída há anos, mas hoje nasceu uma nova vontade de viver, sabendo que finalmente vamos consumir água tratada”, revelou.

José Tolossi faz parte do grupo de pedreiros que está a construir a infraestrutura para a retenção da água da chuva e conservação de água para o consumo humano.

“Para além da cisterna, ganhei um emprego, sou morador desta localidade e faço parte dos pedreiros que estão nesta construção, me sinto feliz pela oportunidade que me deram e por escolher a nossa comunidade”, contou, entusiasmado.

De acordo com a coordenadora da intervenção provincial da ADRA no Cunene, Alice Peso, as duas cisternas calçadão que estão a ser construídas na comuna de Naulila, assim como as duas que, simultaneamente, estão a ser construídas na comuna de Ombala-yo-Mungo, no município de Ombadja, poderão ser concluídas a partir do mês de Novembro próximo.

Para Alice Peso, esta acção é parte da contribuição da ADRA para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas no sul de Angola, facilitando o acesso à água às famílias, tal como previsto seu Plano Estratégico 2018-2022.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do Projecto de Apoio a Resiliência para Mitigação dos Efeitos da Seca (PARMES), financiado pela União Europeia e co-financiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesas (NCA).

Fazer Download