Cunene: associações de camponeses capacitadas sobre técnicas agrícolas

13/7/2022 3:59 PM

A ADRA realizou, nos dias 6 e 7 de Julho, sessões de capacitação sobre técnicas agrícolas através da metodologia da Escola no Campo do Agricultor (ECA), no município de Ombadja, no Cunene.

As capacitações decorreram nos campos das associações Sagrada Esperança e Boa Esperança, da Povoação de Calueque, comuna de Naulula, no âmbito do Projecto FOCOB - Projecto Fortalecendo o papel da Sociedade Civil no Combate às Desigualdades, financiado pela Ajuda da Igreja da Noruega (NCA).

As sessões tiveram como o objectivo reforçar os conhecimentos dos camponeses em matérias de técnicas de preparação do solo, compasso de sementeira, teste do poder germinativo e cultivos de tomate, cebola, couves e repolho.

O presidente da Associação Boa Esperança, Neto Miguel, destacou que a formação ajudou os membros da sua associação a dominarem técnicas mais simples de calcular o poder de germinação das sementes.

“Agradecemos a formação, graças a ela aprendemos como calcular o poder germinativo da semente; antigamente colocávamos a semente no terreno sem saber se germinaria ou não, perdendo assim dinheiro e tempo”, contou.

Salomé Cassinda, membro da Associação Sagrada Esperança, avançou que as técnicas aprendidas vão permitir a redução dos desperdícios e conta como deve ser feito o processo de economia das sementes.

“Aprendemos que ao fazer os viveiros devemos alinhar bem o lugar onde vamos colocar as sementes, para facilitar a retirada do capim e economizar as sementes. Antes lançávamos as sementes aleatoriamente e não conseguíamos tirar a erva indesejada, de modo que éramos obrigados a ver o capim a crescer junto com cultura semeada e cresciam muito pequenas”, revelou.

De acordo com o técnico de desenvolvimento comunitário do município de Ombadja, Aurélio Chiculo, com a realização da formação, foi possível a Organização alcançar os objectivos definidos, com um resultado de 70 agricultores formados sobre técnicas agrícolas.

“E acreditamos que poderão melhorar as suas práticas de cultivo depois desta acção formativa”, avançou.

Para Aurélio Chiculo, munir os grupos de referência em técnicas e conhecimentos sobre a preparação do solo, compasso de sementeira, teste do poder germinativo e amanhos culturais, continuará a ser um dos objectivos da ADRA no município de Ombadja, através do Projecto FOCOB.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download