Director Geral da ADRA visita cooperativas em Benguela

20/5/2022 4:21 PM

O Director geral da ADRA, Carlos Cambuta, realizou, esta semana, uma visita de trabalho em Benguela para a constatação do trabalho desenvolvido pela Organização naquela província do oeste do país.

Carlos Cambuta efectuou, a 18 de Maio, uma visita de monitoria à Cooperativa Agropecuária Mulher Rural, sediada no município do Cubal, antecedida por um encontro com o administrador municipal, Paulino Banja, com quem abordou sobre a nova planificação estratégica da ADRA para o quinquénio 2023-2027 e a importância do envolvimento das administrações municipais como parceiros fundamentais.

A visita à cooperativa serviu para constatar as acções que estão a ser desenvolvidas no domínio da agricultura e pequenos negócios. Na ocasião, o Director da ADRA reconheceu os esforços e o engajamento que a cooperativa tem demostrado na realização das suas actividades.

“As cooperativas são capazes de revolucionar a agricultura em Angola, desde que tenham o apoio do Governo, e nós, ADRA, temos a visão de ver um país onde os agricultores familiares organizados em cooperativas demonstram ao estado Angolano que é possível evitar excessivas importações e combater a fome no país com recurso a produção local.”

A Cooperativa Mulher Rural, que até 2018 funcionava como associação, com a intervenção do Pojecto Grande Plutónio , em 2021, passou para cooperativa, sendo constituída por 66 mulheres. A sua presidente, Adriana Jamba, reconhece o papel que a ADRA tem desempenhado no desenvolvimento das comunidades, em geral, e da sua cooperativa, em particular.

“Desde o momento que a ADRA passou a intervir com a cooperativa, só estamos a crescer, temos tido apoio com produtos e formações que nos permitem conhecer com profundidade o campo agrícola e como semear para colher mais”, descreveu Adriana.

O encontro juntou representantes de outras organizações do mesmo município, como as cooperativas agropecuárias Okutyuka, Kwatoko Lukwene e Passuka.  

No final da visita, o Director Geral incentivou as mulheres a continuarem o seu trabalho, no sentido de se tornarem cada vez mais independentes, apesar das várias dificuldades que encontram no dia-a-dia.

“Vocês estão a dar uma grande contribuição na produção agrícola e isso é satisfatório, porque estamos a investir na agricultura para o consumo interno e também para venda em outros países”, concluiu.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download