As comunidades das comunas do Calepi e Ngola, membros das associações, cooperativas e autoridades tradicionais do município de Caluquembe, província da Huíla, beneficiaram de uma formação sobre saúde preventiva de doenças diarreicas e respiratórias agudas, Malária, Febre Tifoide, Desnutrição e doenças sexualmente transmissíveis, incluindo mulheres e crianças, visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
A saúde preventiva, visa reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças com base na realização, rastreio e palestras sobre prevenção da malária, desnutrição, doenças diarreicas e respiratórias agudas, febre tifoide e doenças sexualmente transmissíveis, com vista a promover a saúde das famílias, reduzindo os impactos e eventuais problemas, monitorar os resultados de tratamentos específicos e oferecer uma melhor qualidade de vida as famílias.
Segundo a coordenadora do projecto, Elisa Lucamba, é de tamanha importância a realização destas palestras aos membros das comunidades, principalmente membros das associações e cooperativas porque a prevenção de doenças diariamente permite manter a qualidade de vida das famílias”.
Durante a palestra, os participantes tiveram uma interacção activa relativamente as doenças em questão, e aproveitaram para esclarecer as suas dúvidas sobre melhoria na qualidade de vida, cooperação para estilo de vida mais saudável, acesso a informação, medidas de prevenção e redução de gastos.
Participaram da mesma, um total de 130 pessoas, desde Técnicos de Desenvolvimento Comunitário, Técnicos da Saúde, Quadros das administrações a nível do município e das Comunas, membros das associações e cooperativas e Autoridades Tradicionais dos quais 85 mulheres.
Esta acção, enquadra-se no âmbito do projecto Epongoloko, implementado pela ADRA e financiado pela Organização Eclesiástica Alemã Pão Para o Mundo.