Eleições Gerais: “O momento em que vivemos deve ser de união”

13/6/2022 9:31 AM

Faltando poucos meses para a realização das eleições gerais em Angola, a ADRA tem vindo a promover acções de capacitações de cidadãos, cooperativas e associações cívicas e de agricultores sobre a monitoria de intolerância política em época eleitoral, nas províncias de Benguela, Malanje e Luanda.

Em Malanje, nos municípios de Kiwaba Nzoji, Cacuso, Malanje (capital) e Kalandula, mais de 150 pessoas foram capacitadas recentemente sobre a temática, numa parceria com o Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), no âmbito do Projecto COSCA-Angola, financiado pela Fundação Hanns Seidel.

João Tuta é um dos beneficiários desta iniciativa, participou na formação em representação da Cooperativa Njinga Mbande. O agricultor revela ter saído capacitado sobre o acompanhamento e encaminhamento de casos de intolerância política.

Para João Tuta, quando não há intolerância política as coisas andam da melhor maneira, porque a paz entre as pessoas é garantida. “O momento em que vivemos deve ser de união, estamos andar tranquilamente, dormir com paz, e é isso o que nós, os camponeses, precisamos”, declarou.

O representante do Instituto Médio Agrário de Malanje, Virgínia José, considerou a iniciativa um momento único de aprendizagem sobre as eleições e os conflitos entre cidadãos nessas épocas. “Aprendi coisas novas sobre o tema, que acções desta natureza devem continuar para elucidar mais cidadãos sobre a intolerância Política”, incentivou.

O coordenador provincial do Projecto COSCA-Angola em Malanje, Vicente da Silva, fez um balanço positivo das formações.

“Cumprimos com o ciclo de capacitação dirigido aos membros das comunidades, partidos políticos, e outros actores locais, durante os 4 dias de sessões formativas realizadas de 19 a 22 de Abril, foram formados mais de 150 beneficiários do Projecto”, afirmou.

Vicente da Silva afirmou ainda que a intenção da Organização é que os grupos de monitoria criados nos municípios possam acompanhar o processo eleitoral, identificar e acompanhar casos de intolerância política, assim como formarem outros membros sobre a temática.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download