Embaixadora da União Europeia visita projecto da ADRA na Huíla

21/1/2021 5:05 PM

A Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppem, realizou uma visita de constatação ao projecto de Apoio à Resiliência para a Mitigação dos Efeitos da Seca (PARMES), que está a ser implementado pela ADRA nos municípios dos Gambos e Humpata, província da Huíla.

Durante a visita, decorrida nos dias 18 e 19 de Janeiro, alguns membros das associações e cooperativas locais, que trabalham com a ADRA no âmbito do PARMES, partilharam com a delegação da União Europeia as suas experiências de trabalho com a ADRA e os resultados do projecto a nível local.

Nos Gambos, a coordenadora da Associação da Tunda II, Maria Isabel, avançou dados sobre a construção de duas cisternas calçadão, que está a ser feita com a participação directa da população local, e sobre o incentivo a plantações resistentes à seca.

“Este ano será difícil para nós, não choveu, isso significa que vamos passar fome”, lamentou Maria Isabel, referindo-se ao facto de, nos últimos meses, não ter havido chuvas nas suas localidades.

No município da Humpata, a coordenadora da Associação de Mulheres “Ngangu”, Josefina Maheque, destacou o reforço organizacional que tem sido dado pela ADRA à sua associação.

“Hoje a associação felizmente tem um bom crescimento, temos os terrenos colectivos e individuais com a segurança fundiária assegurada, a construção de um centro de transformação de produtos agrícolas para a distribuição da merenda escolar no sentido de diminuir a desistência dos alunos nas escolas”, revelou.

No final da visita, a embaixadora da União Europeia em Angola fez uma avaliação positiva dos resultados constatados no terreno e reforçou o interesse da instituição que representa em continuar a apoiar projectos de desenvolvimento local na Huíla.

“Vi durante estes dois dias que são grupos diferentes, mas com muitos desafios e muito potencial, jovens e mulheres com muita força e vontade de trabalho”, disse Jeannette Seppem.

Para o director da Antena Huíla, Simione Chiculo, o balanço da visita é positivo, pois serviu para “reforçar a parceria, que data de muitos anos, entre a ADRA e a União Europeia, no apoio às comunidades rurais em projectos de combate à pobreza, o que tem contribuído bastante para o desenvolvimento local sustentável”.

Fizeram parte da delegação da visita, diferentes figuras locais, com destaque à presença da vice-governadora da província, Maria Tchipalavela, e administradores municipais.

ADRA – Mais de 30 anos na construção da cidadania e inclusão social
Fazer Download