Cerca de trinta e quatro famílias da comunidade do Chaungo no município da Chibia, passaram a ter acesso à energia elétrica domiciliar graças à instalação de painéis solares promovida pela ADRA, no âmbito do projeto ELAVOCO II, financiado pela organização alemã Pão para o Mundo (PPM), em parceria com a Administração Municipal da Chibia.
A entrega e instalação dos sistemas solares ocorreu num ato público que contou com apresença de representantes da ADRA Huíla, autoridades locais e membros da comunidade. Esta ação integra o programa de inclusão energética da ADRA, que visa melhorar as condições de vida em zonas rurais com acesso limitado à rede pública, promovendo o desenvolvimento sustentável e equitativo.

Para Maria Filomena membro da cooperativa, disse que foram lembrados, e agradece por receber o kit por ser uma das necessidades sentidas não só, a nível dos membros da cooperativa, mas também da comunidade em geral do Chaungo.
“Estes kits vão ajudar também para carregar os telemóveis, antes carregávamos no mercado do Halunhanha e pagavam 150kz”.
.jpeg)
Segundo Albertina David, coordenadora da intervenção municipal da Chibia, o projecto vai além da simples instalação dos equipamentos.
“Estamos a capacitar os beneficiários em manutenção básica dos sistemas, para garantir a sua durabilidade e autonomia. A formação comunitária é um pilar essencial da nossa abordagem participativa”, acrescentou.

Para o Director Municipal de Energia e Águas, Adilson Caniço, a iniciativa representa um avanço significativo: “A energia é um direito fundamental. Com estes painéis, as famílias poderão carregar telemóveis, estudar à noite, dinamizar pequenos negócios e melhorar a sua qualidade de vida.”
.jpeg)
“Agradecemos bastante ao recebermos estes kits de painéis solares, desde que estamos nesta associação e que agora já é uma cooperativa temos recebido vários apoios e hoje a cooperativa nos deu mas visão; os kits vão nos ajudar não só na iluminação em nossas casas, como também no acesso à informação por conta do rádio e vamos conservar muito bem”. Disse Djalelwa Joaquim, membro da cooperativa Tuahinanguelua
Esta intervenção reafirma o compromisso da ADRA Huíla e da Administração Municipal da Chibia em reduzir as desigualdades sociais e fortalecer a resiliência das comunidades rurais, através de soluções sustentáveis e centradas nas pessoas.