Ensaios de Produção de Cogumelos a nível local começam a mostrar os primeiros resultados

20/7/2023 3:21 PM

Foi com muita satisfação que o estagiário do projecto Ehole, Fiel Zacarias, falou dos avanços dados com os ensaios dos cogumelos na localidade da Palanca propriamente na cooperativa Muatutuma.

“A partir da fase de inoculação que dura 40 dias para se ter a primeira colheita, conhecida como fase da sementeira do cogumelo, para posterior passar a fase de encubação que é a de guardar o cogumelo em uma zona escura para a colonizar, a fase de frutificação onde passa maior parte do tempo para o resultado final que dura de 60 á 90 dia a depender da decomposição do substrato. Fruto dos resultados apresentados actualmente, outros estudantes da Faculdade de Ciências Agrárias mostraram interesse para efectuar o mesmo trabalho.”  Acrescentou.

Fiel Zacarias falou ainda de alguns benefícios do cogumelo nomeadamente, o teor calórico e de gordura, são ricos em fibras e contêm grande concentração de potássio e selênio.

O Coordenador do projecto, Anivaldo Pena, afirmou que os próximos ensaios serão na perspectiva de produção em outras localidades, nomeadamente nos municípios do Gambos e Chibia”

Apos três experimentos de laboratório realizados com muitas dificuldades durante o ano 1, tendo em vista a produção de cogumelos em condições controladas fora da época chuvosa nas comunidades de intervenção do projecto EHOLE, finalmente os primeiros resultados dos ensaios campo estão patentes na comuna da Palanca, município da Humpata.

A produção do cogumelo começa exactamente no processo de preparação do substrato, depois da recolha de restos agrícolas e vegetais. Existem dois factores importantes a se ter em conta no processo de inoculação que são a temperatura e escuridão, seu cultivo é mais fácil em ambientes fechados onde a luz e temperatura podem ser mais controladas.

Segundo o Assessor Metodológico do projecto, José Katiavala, o que a equipa do projecto supunha, era que, a produção do cogumelo seria directamente sem precisar de mais ensaios, e que o sistema já tinha sido todo estudado pela faculdade de Ciências Agrárias.

“Hoje vemos que os resultados desse processo, podem ser incorporados como capítulo de uma disciplina do Instituto de Ciências Agrárias. Existe ainda uma necessidade para a extensão de investigação para Introdução de tecnologias de produção de cogumelos a nível das comunidades agro-pastoris nos 3 municípios, introdução de técnicas melhoradas de produção de mel junto das Associações e Cooperativas”. Sublinhou.

Esta acção está a serdesenvolvida âmbito do projecto Ehole, implementado pela ADRA nos municípios daHumpata, Chibia e Gambos, com o apoio financeiro da União Europeia no âmbito doprograma FRESAN,gerido pelo Camões IP.

Fazer Download