Falta de envolvimento da população dificulta a arborização em Benguela

13/3/2023 4:07 PM

A falta de envolvimento da população, a dependência financeira são alguns aspectos que dificultam a preservação do meio ambiente.

Estes aspectos foram apontados, hoje, durante a apresentação do projecto Naturangola, realizado no auditório do Instituto Técnico Comandante Kassanji, no município de Sede de Benguela.

Segundo o Administrador Adjunto para a Área Técnica, Infraestrutura e Serviços Comunitários, José António Rego a sustentabilidade dos projectos depende do envolvimento de todos.

“O processo de arborização de Benguela é da responsabilidade não só da Administração Municipal, mas também de cada cidadão. A vontade existe, mas cabe a cada um fazer a sua parte”.

José Rego apontou que a outra dificuldade reside na sustentabilidade dos processos.

“Nós temos muitas dificuldades a nível de meios e de pessoas. Para adquirir um determinado meio tem que ser por meio de projectos. Tem outra parte que é a manutenção dos próprios instrumentos. Enquanto não haver descentralização financeira vai ser muito difícil”.

Cecília Quitombe afirmou que o projecto NaturAngola possui três níveis de actuação. O primeiro nível tem haver com a gestão ambiental, mobilização das famílias para a gestão dos resíduos sólidos, o segundo nível tem haver com a promoção do acesso à água e por último o fortalecimento das organizações locais para que estas possam monitorar, acompanhar este projecto, de modo a garantir a sua sustentabilidade.

O Projecto NaturAngola está a ser implementado pela ADRA, com o financiamento da organização alemã Pão para o Mundo (PpM), nos municípios da Catumbela, Benguela, Lobito e Baía Farta na província de Benguela e nos municípios do Cazenga e Kilamba Kiaxi em Luanda.

 

O evento contou com a presença de representantes da Administração Municipal, comissão de moradores, membros da Organização de Interacção Comunitária (OIC), um total de 53 pessoas, dentre elas 20 mulheres.

Fazer Download