Famílias Malanjinas foram apeladas a dialogarem mais sobre Educação Sexual

24/4/2023 8:27 AM

Os participantes do debate radiofónico sobre direitos sexuais e reprodutivos, promovido pela ADRA, emitido na emissora provincial de Malanje, apelaram aos pais a postarem mais na Educação familiar, Social e a Educação Religiosa, para se adotar um modelo educacional a fim de servir o País.

Segundo Francisca Magalhães supervisora provincial da saúde reprodutiva, disse  que o direito a vida é um bem de todos homens e mulheres. Consagrado pela Constituição da República de Angola, e ninguém deve ser impedido de obter este bem.

“Quanto a educação, é  um conjunto de normais que devem ser transmitidas aos filhos desde a tenra idade, a mesma é fundamental para se evitar outros problemas nas famílias, como a gravidez precoce, o abandono escolar, o uso excessivo de drogas, a fuga a paternidade, são factores que desestruturam as famílias”, informou Francisca Magalhães.

O procurador da República em Malanje, junto do SIC, Pedro Brandão, disse que os direitos sexuais e reprodutivos, pode ser entendidos como poder  de escolha, de forma livre de fazer, o que o homem e a mulher decidam quantos filhos devem ter. 

A violação contra menores constitui crime, a luz do código penal, nos seus  artigos 189 e 195, e a pena vai dos 15 à 20 anos de prisão do agressor.

Participaram deste debate, Procurador da República junto do SIC em Malanje,Pedro Brandão, Parteira tradicional do município de Cacuso, Engrácia Damião Gaspar,  Supervisora provincial de Saúde reprodutiva do Gabinete provincial de Saúde, Directora do Gabinete provincial da Acção Social, Angelina Camueje.

Acção, enquadra-se no âmbito do projecto Ampliando Direitos, Construindo Futuro, financiado pela União Europeia.

Fazer Download