Financiamento de 3 milhões de kwanzas muda a vida de jovens na Bibala

30/11/2022 5:29 PM

A associação Tuma, sedeada no município da Bibala, província do Namibe foi abrangida com um financiamento de três milhões de kwanzas, na linha dos microprojectos de desenvolvimento, subvencionados pelo Projecto PAJUDEL.

O projecto, financiado pela Delegação da União Europeia em Angola e co-financiado pela Ajuda das Igrejas Norueguesas (NCA), facilitou a criação da padaria Eyovoko.

Bibala é um município que dista a mais de 200 quilómetros da província do Namibe, e é onde se encontra a associação Tuma composta de por mais de 15 membros.

Com uma liderança constituída por Director Geral, Director de Programa e Projectos, Director de Marketing e Relações Publicas, Secretaria Geral e Tesoureiro.

De acordo a funcionária de limpeza, Beatriz Caita, nesta padaria encontrou o seu primeiro emprego, agradece a oportunidade, e enaltece o facto de fazer parte a associação Tuma.

Já a balconista Helena Zeferino disse que gosta do trabalho que faz e muito mais ainda pela satisfação manifestada pelos clientes por conta da qualidade do produto.

Como tudo começou

Tudo começou com planos de jovens que pensavam no que era ideal para a comunidade numa altura em que a única padaria que o município tinha estava inoperante.

Segundo o coordenador da cooperativa Yuri Wassuca, dos vários projectos que o grupo tinha em carteira, “achávamos que era viável a abertura de uma padaria e pastelaria. Foi uma oportunidade de implementar o projecto, não só porque o município necessitava, mas também porque todos os membros que foram propostos para trabalhar no projecto na altura abraçaram a causa”.

“Até ao momento o projecto está a superar as nossas espectativas, prova disso, é a demanda que exige de nós um espaço maior e mais produção para corresponder às exigências”.

Só para se ter uma ideia, a padaria e pastelaria Eyovoko até ao momento empregou nove funcionários, dos quais três mulheres e cinco homens, com as seguintes funções: um coordenador, quatro padeiros, dois balconistas, uma empregada de limpeza e uma pasteleira.

Para o coordenador da cooperativa, este número ainda não é suficiente para corresponder a demanda.

“Por agora a prioridade é aumentar a produção e ampliar a espaço”.

Segundo Caviti Augusto Teixeira, homem da produção, diariamente em média, a padaria produz 320 pães equivalente a um saco de farinha de 25 quilogramas, número que não tem correspondido a demanda.

Para todos os trabalhadores da padaria, este empreendimento não só veio dar uma dinâmica mais acelerada em suas vidas, mas também a traçarem novos desafios, não só para as suas vidas pessoais, como também para o desenvolvimento da associação que pertencem, e para o desenvolvimento do próprio município.

Os 3 milhões de kwanzas surgem na linha da subvenção dos microprojectos previstos no Projecto Participação Juvenil para o Desenvolvimento Local (PAJUDEL), financiado pela Delegação da União Europeia em Angola.

Fazer Download