Governadora provincial do Huambo visita a ADRA

11/2/2022 6:52 PM

A Governadora Provincial do Huambo, Lotti Nolika, realizou, na manhã de quarta-feira, 9 de Fevereiro, uma visita de cortesia aos Escritórios da ADRA no Huambo, onde tomou conhecimento das acções que têm sido realizadas pela ADRA na província.

A Governadora realizou a visita, acompanhada pela sua assessora para a área social, Edna Teodoro, e por Albino Lumingo, em representação da Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

A governante foi recebida pela Directora da ADRA Huambo, Cidália Gomes, e pelo Secretário Geral da Organização, José Maria Katiavala.

Após a visita guiada às instalações do escritório, a Governadora Lotti Nolika manteve um encontro com a direcção da Antena, durante o qual foram apresentadas informações sobre as actividades da ADRA na província, sendo destaque que, actualmente, a Organização apoia 2 mil e 915 produtores agrícolas familiares, dos quais mil e 213 mulheres, organizados em 41 associações e 24 cooperativas.

Na ocasião, a Directora da Antena Huambo referiu-se também aos principais apoios que a ADRA tem proporcionado aos produtores agrícolas familiares, salientando, entre outros, o acesso aos insumos agrícolas, o escoamento e a comercialização da produção agrícola, a dinamização de caixas comunitárias e o reforço da capacidade organizativa das associações e cooperativas.

A representante da ADRA no Huambo fez também uma abordagem sobre as principais preocupações que afligem as comunidades com as quais a ADRA trabalha na província do Huambo, principalmente, na obtenção de títulos de reconhecimento das terras comunitárias e a reinserção social dos jovens para reduzir o êxodo rural.

O Secretário Geral da ADRA aproveitou o momento para esclarecer a natureza da ADRA, enquanto organização da sociedade civil, enfatizando a sua postura de contribuir para a construção de pontes de diálogo entre as comunidades e as instituições.  Apresentou, ainda, algumas preocupações da Organização, no quadro da sua acção de advocacia social e influência sobre as políticas públicas, nomeadamente, a necessidade de se implementar um programa de ajuda alimentar às populações afectadas pela seca no sul de Angola, o reforço da capacidade de intervenção do Instituto de Desenvolvimento Agrário, através do aumento do número de técnicos extensionistas, e a criação de um ambiente pacífico para a realização das eleições gerais.

Por sua vez, a Governadora Lotty Nolika reconheceu o trabalho que a ADRA tem realizado junto das comunidades rurais.

“Com o vosso trabalho foi possível empoderar as famílias, que hoje dependem de si própria, tanto em questões financeiras como em conhecimentos sobre direitos humanos e legislação do nosso país”, afirmou a Governadora Provincial, tendo encorajado a ADRA a continuar com a sua intervenção cívica junto das comunidades e a desenvolver acções de advocacia em prol das famílias.

No final, a Governadora assegurou dar encaminhamento às preocupações levantadas durante o encontro.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola

Fazer Download