Grupo de Mulheres em Malanje apresenta plano de monitoria ao Governo Provincial

6/7/2021 11:56 AM

O Grupo de Monitoria dos Direitos das Mulheres em Malanje apresentou ao Governo Provincial de Malanje, no dia 24 de Junho, o plano de actividades para o presente ano, com o objectivo de contribuir para que as mulheres tenham acesso aos principais serviços sociais básicos na província.

O vice-governador de Malanje para o Sector Político, Social e Económico, Domingos Eduardo, saudou a iniciativa do grupo de mulheres e encorajou-o a continuar com os seus propósitos.

“Saudamos a vossa iniciativa de partilharem connosco o plano de actividade, é uma mais-valia ter outros actores a monitorar o trabalho do governo aquilo que está a ser feito e o que não está, esperamos que o grupo possa partilhar constantemente com o governo provincial os resultados das monitorias para estarmos por dentro e melhorarmos naquilo que não estiver a correr bem”, assegurou.

No âmbito do programa de combate a pobreza, na linha educacional, “o governo vai promover uma mesa redonda sobre merenda escolar, antes do início do próximo ano lectivo, e prevê congregar empresários e diferentes parceiros, para abordar questões ligadas à merenda para os alunos, garantiu Domingos Eduardo.

Entre outras actividades, o grupo de Monitoria dos Direitos das Mulheres agendou para o ano a realização de debates sobre a violência doméstica, sessões formativas sobre empreendedorismo, transformação de produtos agrícolas, palestras sobre à fuga à paternidade, gravidez precoce, direitos sexuais e reprodutivos, e acções de advocacia social a serem realizadas junto do governo provincial e das administrações municipais.

De acordo com a Coordenadora da ADRA no município de Cacuso, Teresa do Rosário, serão monitorados os programas de saúde materno-infantil, acesso ao registo civil, educação e empoderamento feminino, com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, no acesso aos serviços sociais básicos.

O Grupo de Monitoria é coordenado pela ADRA Antena Malanje e constituído por mulheres de diferentes instituições locais, entre representantes da Caritas de Malanje, Liceu 4 de Abril, Instituto Superior Alexandre do Nascimento, Administração Municipal de Malanje, Gabinetes Provinciais da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Saúde e Educação, membros da Igreja Metodista Sião e da Associação para o Progresso e Desenvolvimento das Comunidades (APDCA).

A acção enquadra-se no âmbito do Projecto de Apoio Institucional, financiado pelo Grupo África da Suécia (AfrikaGrupperna).

ADRA | Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download