Huambo: Cooperativas capacitadas sobre direitos e obrigações tributárias

28/6/2022 10:57 AM

A ADRA, em parceria com a Administração Geral Tributária (AGT) no Huambo, promoveu, a 23 de Junho, uma sessão de capacitação sobre direitos e obrigações tributárias para os membros de cooperativas locais e técnicos da Organização.

A sessão visou esclareceras dúvidas, diminuir as constantes reclamações dos agricultores e camponeses contribuintes, munir os técnicos da Antena de ferramentas capazes de responder aos desafios relativos às acções de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela AGT e ADRA, nas suas áreas de intervenção.

No encontro, os participantes abordaram sobre os benefícios, obrigações e sanções fiscais, na base de diversos instrumentos normativos, tais como, a Lei nº 26/20 sobre os impostos industriais, Lei nº 3/14 de 21 de Outubro sobre os impostos de selo, Lei nº 8/22 de 14 de Abril sobre os benefícios fiscais, entre outros instrumentos legais.

“Esta formação me fez entender como devemos pagar os impostos da cooperativa. Nós temos estado a pagar multas, porque temos falhado com os impostos, e isso só acontece porque a nossa dificuldade tem sido a falta de conhecimento e de um contabilista”, contou Vitorina Emília, presidente da Cooperativa Tuapama, no Município do Longonjo.

Para o presidente da Cooperativa Nova Esperança Tchianha, Tito Catito, da Comuna do Gove, Município da Caála, a formação foi uma oportunidade para esclarecer as suas dúvidas sobre os impostos a pagar na comercialização dos produtos do campo.

“Nesta formação aprendemos muita coisa, principalmente sobre os impostos, que era a minha principal dúvida. Quando criámos a nossa cooperativa, a ideia inicial era de sermos ajudados para o crescimento da nossa comunidade, nunca pensámos que era também para começar a pagar imposto, gastando mais o pouco dinheiro que conseguimos”, disse Tito Catito.

O presidente da Cooperativa Nova Esperança Tchianha afirmou ainda ter aprendido sobre a importância de um contabilista na cooperativa para organizar as contas e facilitar o pagamento de impostos. O líder apelou também para todos os que comercializam produtos do campo a cumprirem com o dever de pagamento de seus impostos.

“Pedimos à ADRA que nos ajude a levar este tipo de informação aos outros membros das nossas cooperativas e associações para termos o mesmo entendimento”, disse.

Para o administrador da ADRA Huambo, Pedro Morgado, a formação foi oportuna também para os quadros da Organização no Huambo, porque permitiu esclarecer dúvidas e melhorar o cuidado com as questões de impostos, inclusive para a ADRA.

“Doravante, vamos trabalhar com a AGT para ver se passamos a esclarecer melhor as comunidades”, assegurou.

Participam na sessão, líderes das cooperativas Passuca, Arroz do Sucesso, Sementes do Planalto, Tuapama, Omuenho Wocalie, Nova Esperança, Epinduko, e quadros da ADRA no Huambo, num total de 22 participantes, dos quais nove mulheres.

ADRA – Mais de 30 anos construindo caminhos para a Cidadania e Inclusão Social em Angola
Fazer Download