Huambo: Projecto ASSESSAMELO vai beneficiar mais de mil pessoas nos municípios do Bailundo e Longonjo

24/4/2023 8:27 AM

Mil e cem pessoas da província do Huambo nos municípios do Bailundo e Longonjo  são beneficiários directos do novo projecto ASSESSAMELO, a informação foi avançada no  Workshop de apresentação realizado ontem, 12 de Abril do ano em curso, no Clube Recreativo no Longonjo.

O projecto está a ser financiado pela FORUMCY Solidariedade Prática da Suécia, a duração de 3 anos e tem como objetivo de contribuir para o reforço da promoção e proteção do respeito pelos Direitos Humanos em especial os Direitos Sexuais e Reprodutivos, para reduzir a vulnerabilidade socio económica de jovens e mulheres nas zonas rurais das áreas de implementação.

O momento proporcionou um debate em plenário que permitiu ouvir a voz da comunidade e assim poder definir papeis e responsabilidades para a concretização do projecto que prevê beneficiar de forma directa 650 mulheres nos referidos municípios.

Segundo Domingas Junjo, secretaria da Cooperativa Twapama, afirmou que a falta de informação sobre gravidez precoce é uma realidade nas nossas comunidades, antigamente uma jovem com 20 anos de idade era difícil envolver-se com um homem, mas hoje a realidade é diferente, certas menores de idade já envolvem-se sexualmente com homens adultos tornando a pratica normal. E acrescentou ainda que os homens casados são os principais protagonistas destes actos.

Os beneficiários acreditam que com a implementação do projeto, as pessoas terão mais informação, que resultará em maior redução deste fenómeno social, e para eles ficará mais clarificada nas comunidades os riscos que as crianças enfrentam em se envolver com homens adultos.

"Esse projecto vem mesmo a calhar no nosso município, estamos disponíveis a colaborar tendo em conta o leque de palestras que teremos nas comunidades durante a implementação do projecto. O mesmo prevê ações de capacitações às parteiras tradicionais e distribuição de quites para elas, isso é bom porque registamos vários casos departos domiciliares a nível do município e com esses quites poderemos evitar a contaminação de tétano aos recém-nascidos", disse Ginga Lunge Diretora do Centro Materno Infantil.

O encontro contou com a presença de representantes das distintas áreas da Administração Municipal do Longonjo com realce ao setor da Saúde e Educação, Autoridades Tradicionais e Religiosas, organizações da sociedade civil, membros das associações e cooperativas, num total de 76 participantes dos quais 22Mulheres.

 

Fazer Download